SETEMBRO AMARELO: PREVENIR E AGIR, SALVAM VIDAS

Publicado em 04/09/2023 às 09:44

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde, inicia juntamente com o mês de setembro, a Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio.
A Campanha Setembro Amarelo, foi criada no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo, e neste ano carrega o lema “Se precisar, peça ajuda”.
A conscientização é a melhor forma de prevenção ao suicídio, que é uma triste realidade e atinge o mundo todo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são registrados aproximadamente 700 mil suicídios em todo o mundo por ano, isso sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros atingem 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Em Piraquara, a Secretaria de Saúde preparou um mês com ações de promoção a saúde mental, conscientização e prevenção ao suicídio.
Com referência ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, no dia 15 de setembro, será realizado no Auditório da Vila da Cidadania, um dia em alusão ao Setembro Amarelo, a partir das 8h, com a apresentação dos projetos realizados pela Rede de Saúde Mental do município, o projeto Geração de Renda dos CAPS e uma Mesa de Debates sobre a prevenção ao suicídio, com a participação da Professora da UFPR, Dione Maria Menz e Mariana Puchivailo, pós-doutoranda de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Também serão ofertados dois cursos de Prevenção ao Suicídio em EAD, promovidos pelo AVASUS e UNASUS, as formações são destinadas tanto aos profissionais da saúde e assistência social, quanto a comunidade em geral, e vão tratar de temas como a identificação de comportamentos suicidas e classificação de diferentes níveis de risco. As inscrições serão disponibilizadas ao longo do mês, nas redes sociais da Prefeitura.
Além das atividades pontuais, as ações de rotina realizadas pela Secretaria de Saúde de promoção a saúde mental seguem o seu cronograma.
Participe conosco desta Campanha, divulgue entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!