Seminário debate alfabetização na idade certa

Publicado em 03/12/2013 às 00:00

O Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aconteceu na última sexta, dia 29, no Parque trentino em Piraquara. O tema principal do evento foi a questão da alfabetização das crianças até os oito anos de idade. O PNAIC é uma ação do governo federal em parceria com os municípios. Piraquara fez a adesão em 2012 e o principal objetivo do Pacto é garantir que as crianças estejam alfabetizadas até o 3º ano do Ensino Fundamental, ou seja, até os oito anos de idade.

O Pacto possui quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; gestão, mobilização e controle social.

No município de Piraquara a Formação iniciou em fevereiro deste ano para os professores alfabetizadores, com 80 horas de formação presencial, 40 horas à distância e o Seminário, que aconteceu na última semana, como encerramento. A formação contou com a participação de 172 professores alfabetizadores (que atuam em turmas de 1º, 2º e 3º anos), 32 coordenadoras pedagógicas e toda a equipe da Secretaria de Educação, divididos em oito turmas, cada uma com um orientador de estudo, que recebe a formação pela UFPR. Neste ano a formação foi em Língua Portuguesa e em 2014 será em Matemática.

O Seminário deste ano mostrou as práticas de sala de aula dos professores alfabetizadores, com base no que aprenderam na formação. Os professores levaram para o evento experiências com leitura, jogos e atividades diversificadas de três turmas de 1º ano, três turmas de 2º ano e duas turmas de 3º ano. No seminário participaram aproximadamente 230 pessoas, sendo estes professores alfabetizadores, coordenadoras pedagógicas, diretores das Escolas e a equipe da Secretaria.

Atualmente existem no município 66 turmas de 1º ano, 75 turmas de 2º ano e 63 turmas de 3º ano, nas 22 Escolas Municipais.

Estiveram presentes na abertura do Seminário os vereadores José Machado, Ernani Winter, Adriano Cordeiro e José Eugênio Huller, Ana Lúcia Zambão Gutierr, representando a APP Sindicato, além da secretária de Educação, Loireci Dalmolim de Oliveira.

Veja aqui as fotos do Seminário.