Secretaria de Meio Ambiente de Piraquara combate o despejo irregular de lixo

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Nas últimas semanas a Secretaria de Meio Ambiente de Piraquara recolheu grande quantidade de lixos diversos, como sofás, armários, restos de construção civil, entre outros dejetos, além de lixo comum que foi despejado de forma irregular na Rua Atílio Pedão, no bairro Águas Claras. Os resíduos foram descartados em um local recém limpo, e que está sendo monitorado pela Prefeitura após a Blitz Ambiental realizada durante as ações em alusão ao Dia Mundial da Água, no dia 23 de março. Devido a grande quantidade de lixo descartado ilegalmente na região foi preciso o auxilio de um trator e um caminhão para a remoção.

O combate a esse tipo de crime é uma preocupação constante da Prefeitura de Piraquara, que executa ações para manter a cidade limpa e conservada. Para isso  mantém o serviço de coleta de lixo porta a porta três vezes por semana em cada bairro, realiza serviços de limpeza e manutenção de ruas e espaços públicos, além de ações conscientização, educação ambiental e fiscalização. Mesmo assim o despejo de resíduos sólidos a céu aberto ainda é uma pratica comum no município, que é preciso ser combatida com a colaboração de toda a população.

A coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos no município são regulamentados pelas Leis Municipais 907/2007 e 897/2007, que determinam direitos e deveres do poder público e do gerador, além das sanções para quem cometer infrações. O lixo deve ser disposto para a coleta nos dias certos em frente às residências (preferencialmente em lixeiras), ou junto ao portão dos comércios.

É proibido em Piraquara depositar, permitir a deposição ou propiciar a deposição de lixo, bens inservíveis, entulho de obra ou resíduos de poda em terrenos baldios, imóveis públicos ou privados, bem como em encostas, rios, valas, ralos, canais, lagoas, áreas protegidas ou em qualquer outro local não autorizado pelo Poder Público. Quando o volume depositado for de até um metro cúbico, a multa inicial ao infrator será de 0,25 UFM a 185 UFM.

Fiscalização

A responsabilidade pela fiscalização ambiental no município é da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura que realiza monitoramento das áreas com maior incidência de despejo irregular e tem aplicado multas aos infratores. Quem constatar o despejo de resíduo irregular, ou alguma outra atividade que cause dano ambiental pode efetuar a denúncia por meio do telefone 3673-8554, o denunciante terá a identidade preservada. Em situações de flagrante a Polícia Militar também pode ser acionada pelo telefone 190.

Dano ambiental

O lixo quando jogado a céu aberto causa sérios danos ambientais e à saúde pública, devido à contaminação hídrica pela decomposição dos resíduos (inclusive, adição de metais pesados ao solo) e proliferação de vetores (como ratos e baratas).

Saiba como destinar seu lixo corretamente

• Lixo      comum: de cozinha, de banheiro, etc, devem ser ensacados e colocados para      o caminhão conforme horário e dia estabelecido pela Prefeitura
  • Lixo      reciclável: papel, papelão, garrafas, vidros, pets, latinhas, caixas de      leite/de creme de leite, tubos de creme dental, baldes/bacias, sacolas      plásticas, entre outros, devem ser ensacados separadamente do lixo comum e      colocados para a coleta conforme horário e dia estabelecido pela Prefeitura
  • Lixo      vegetal: gramas, galhos é preciso agendar coleta pelo telefone: 3673-8554
  • Óleo      de cozinha: armazene em recipiente com tampa e coloque junto à coleta do      reciclável, ou leve até a Escola Municipal mais próxima.
  • Lixo      inservível: roupas, sofás, armários, dentre outros, fazer doação. Se não      houver condições de uso precisam ser desmontados. As madeiras devem ser      amontoadas e a coleta agenda 3673-8554, os demais deverão ser ensacados e      colocados para a coleta junto ao lixo comum.
  • Pneus:      devem ser deixados no ato da troca para que seja dado destinação adequada,      no entanto, podem ser reutilizados para jardinagem evitando o acúmulo de      água.
  • Lixo      eletrônico: lâmpadas, computadores, TVs, aparelhos de som, entre outros,      deverão ser entregues à loja onde foi comprado. O mesmo deverá ser feito      com pilhas e baterias

Informações sobre os horários e os dias de coleta no seu bairro podem ser consultadas por meio do telefone : 3673-8578

Confira as fotos