Secretaria de Cultura e Esporte reuniu a comunidade cultural de Piraquara

Publicado em 21/06/2013 às 00:00

A Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Piraquara realizou nesta quinta-feira (17), o primeiro encontro com a comunidade cultural e esportiva do município. O evento aconteceu na Casa da Cultura e reuniu representantes de diversos segmentos, além da nova equipe da secretaria. O objetivo principal do encontro foi ouvir e promover a integração entre os participantes e os gestores, e também apresentar os novos projetos que serão desenvolvidos nos próximos anos.

O encontro contou com a participação de poetas, escritores, artistas plásticos, esportistas, pensadores, compositores, músicos, artesãos, entre outros participantes de movimentos culturais de Piraquara. “A intenção foi apresentar a equipe de trabalho e os projetos que vamos desenvolver nesse primeiro momento, além de ouvir a comunidade local. O objetivo no momento é aperfeiçoar e ampliar as ações já existentes, e resgatar projetos que já foram bem sucedidos no município”, explicou o Secretario de Cultura e Esporte, Pedro Alcindo Zaro.

Outra medida anunciada no encontro é a disponibilização de um local mais amplo e adequado para a realização das atividades que serão oferecidas para a população. “Um novo local está sendo viabilizado para o desenvolvimento das oficinas de dança, artes marciais, aulas de violão, teatro, entre outras modalidades que serão realizadas e necessitam de um lugar adequado. O prédio da Casa da Cultura continuará sendo utilizado como um espaço de exposições e reuniões para os artistas”, destacou o secretário.

Após a exposição da equipe e dos novos projetos foi cedida a palavra a todos os participantes, que se apresentaram e falaram sobre os seus anseios. Entre os temas levantados por eles, destaque para a valorização dos artistas locais, maior divulgação, resgate de projetos antigos, fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, e a elaboração de projetos e políticas públicas com o intuito de buscar recursos para a cultura local.

Para o artista plástico Attila Wenserski, morador do município e autor de diversas obras expostas na cidade, essa abertura de diálogo e a integração entre os artistas e os gestores é muito importante. “É preciso aglutinar e integrar esse público para juntos discutirmos projetos para a cidade. Hoje eu conheci representantes de diversos segmentos que eu não sabia que existiam em Piraquara, por isso é importante promover essa troca de experiências e idéias”, finalizou.

Confira as fotos