Projeto "Pedalando e Conhecendo Piraquara" se consolida entre os ciclistas

Publicado em 23/09/2013 às 00:00

Nem mesmo a forte chuva que caiu na manhã deste domingo (22) foi suficiente para espantar os participantes do “Pedalando e Conhecendo Piraquara”. Cerca de 50 ciclistas não se importaram com o mau tempo, e participaram da etapa “Trilhas na Natureza”, onde percorreram estradas e trilhas na região rural do município, e passaram por chácaras as margens da Represa Piraquara II e locais de mata preservada. Essa foi à última etapa de 2013 do projeto, que em cinco oportunidades reuniu centenas de ciclistas.

No início da manhã começaram a chegar os primeiros ciclistas no Centro de Informações Turísticas. Por volta das 09h15 o comboio seguiu rumo as trilhas. Logo no começo da pedalada uma forte chuva surpreendeu o grupo, mas não desanimou os aventureiros que seguiram animados, acompanhados pela equipe de apoio.

Na Vila do Colono uma parada rápida para descanso, e manutenção em algumas bicicletas. Em seguida o grupo chegou ao trecho considerado de maior dificuldade e adrenalina. Após pedalarem por chácaras as margens da represa, e em pequenas trilhas de mata fechada, os ciclistas retornaram a estrada rural e concluíram o passeio na Colônia Santa Maria do Novo Tirol.

Pedalando e Conhecendo Piraquara

O "Pedalando e Conhecendo Piraquara" foi implantando neste ano pelo Departamento de Turismo, com o objetivo de fomentar ainda mais o turismo do município. A cada etapa um trajeto inédito proporcionou um novo passeio, em locais que apresentaram características diferentes, passando por pedreiras, barragens, pela centenária estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá, mananciais, trilhas e a Serra do Mar.

As cinco etapas reuniram centenas de ciclistas, e mobilizaram diversas secretarias municipais e a Polícia Militar. “Queremos agradecer a atual administração que acreditou na proposta, e todos os participantes que fizeram o projeto acontecer. Fazemos um agradecimento especial aos servidores do Departamento de Turismo, e de todas as outras secretarias envolvidos na realização, além da Polícia Militar que nos acompanhou durante as cinco etapas”, destacou a Diretora do Departamento de Turismo, Simone Brescansin.

Para o próximo ano serão programados novos percursos inéditos. A intenção é divulgar outros locais do município e proporcionar novos passeios aos participantes.

Participantes aprovam a iniciativa

No final da quinta e última etapa de 2013 do “Pedalando e Conhecendo Piraquara”, os participantes destacaram a realização do projeto:

“Eu moro aqui e a partir do ‘Pedalando’ conheci muitos lugares bonitos de Piraquara. Participamos de todas as etapas, pegamos chuva, frio, calor, tempo nublado e espero que não pare por aqui, que tenham mais etapas no próximo ano”.  Mizael Witiuk de Piraquara.

“Participei de quatro etapas, e essa apesar da chuva foi a melhor, uma experiência que valeu a pena. Os organizadores estão de parabéns por realizar uma atividade que da bastante importância ao ciclismo. No próximo ano a intenção é participar de todas as etapas”. Oziel Favoreto de Souza de Curitiba.

“Foi uma iniciativa muito bacana para conhecermos essa região de Piraquara, que possui muitos lugares bonitos. Mesmo morando aqui e conhecendo alguns desses lugares, cada vez que visitamos nos encantamos mais, e temos vontade que outras pessoas conheçam”. Renato Barea de Piraquara.

“É uma iniciativa maravilhosa que envolve a comunidade interessada em conhecer as belezas naturais da cidade, e proporciona que as pessoas de foram também conheçam as riquezas do nosso município. Incentivo que outras pessoas participem, e tenho a certeza que vão gostar muito!”. Sandro Kavstski da Silva, de Piraquara.

Assista o vídeo!