Programa de Controle do Tabagismo tem bons resultados em Piraquara

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara, através da Secretaria de Saúde, trabalha no Programa de Controle do Tabagismo, auxiliando e orientando as pessoas que desejam para de fumar. As ações do programa acontecem no Cesme, Centro de Saúde Mental, no Centro da cidade. “O Programa inicia com uma fase mais intensiva, são cinco encontros semanais, depois vem a fase de manutenção, com encontros a cada 15 dias que vão espaçando. Mas as pessoas que comparecem a todas as reuniões, normalmente nesta primeira etapa param de fumar”, explica Cristiane Boddy Toth, assistente social e coordenadora do Cesme e do Programa de Controle do Tabagismo.

Atualmente o trabalho está sendo realizado com o quinto grupo, desde o início do programa, há um ano. Segundo a equipe de trabalho, a média de sucesso do programa em outros locais é que a cada 25 pessoas, 3 param de fumar. Em Piraquara, somente neste grupo, por exemplo, que iniciou com 19 pessoas 9 pararam de fumar antes do quinto encontro. As reuniões são feitas conforme os manuais do INCA – Instituto Nacional do Câncer, que tem parceria com os governos federal, estadual e municipal.

Paula Fernanda V. A. Crema, médica psiquiatra que trabalha no Programa, explica que normalmente o encaminhamento dessas pessoas vem das Unidades de Saúde. “No Cesme, primeiro é feita uma avaliação que verifica o grau de dependência e em seguida a pessoa começa a participar das reuniões”, explica a médica. O Programa trabalha a dependência física e a dependência psicológica, e se necessário há utilização de medicamento, “mas o principal foco é a mudança de comportamento, pois isso é o que impulsiona a pessoa a deixar de fumar”.

Iranilda Derion, que está completando a quinta semana de tratamento, já conseguiu parar de fumar e declara que “sem a ajuda da equipe não conseguiria, pois eu mesma não acreditava que poderia parar, por isso esse apoio psicológico é muito importante”. Sheila Hruschka, que fumava três carteiras de cigarro por dia e conseguiu parar, diz que “somente adesivo e remédio não funciona, tentei e não consegui, precisei de ajuda para tomar consciência de que o mais importante para parar é a mudança de comportamento”. Os frequentadores falam que em grupo recebem desafios e se comprometem com os outros, por isso a superação tem mais sucesso do que tentar sozinho.

O Programa oferece tratamento completo, com atividades em grupo, orientações comportamentais e nutricionais. Quem tiver interesse e quiser participar do Programa para parar de fumar pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para que seja encaminhado ao Cesme.