Professores da Rede Municipal participam de formação sobre a Plataforma Arka Digital

Publicado em 05/10/2023 às 09:05

Durante os meses de agosto e setembro, aproximadamente 450 professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino municipal de Piraquara participaram da formação sobre a plataforma da Arka Digital.

Ao longo do processo, os professores concluíram 8 horas de formação, explorando os recursos existentes dentro da plataforma e algumas possibilidades pedagógicas. A ferramenta já está sendo utilizada pelos estudantes da rede municipal de ensino e conta com mais de 4 mil recursos educacionais digitais, entre atividades, e-books, animações e atividades gamificadas.

Além de utilizar a plataforma nas escolas, os estudantes também podem ter acesso a ferramenta em suas residências, o que contribuirá para a recomposição da aprendizagem.

Os professores relataram os bons resultados que a plataforma já vem demonstrando dentro da sala de aula “A plataforma disponibilizou todas as informações das quais precisávamos para o desenvolvimento do estudo, os estudantes além de se apropriarem do conhecimento acessado, também se divertem durante o processo”, concluiu.

A implantação da plataforma da Arka Digital busca modernizar o sistema educacional, alinhando-se com as metas da gestão municipal e também atende as definições das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos (Parecer CNE/CEB nº 11/2010; Resolução CNE/CEB nº 7/2010), das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº 7/2010; Resolução CNE/CEB nº 4/2010), assim como da Base Nacional Comum Curricular (Lei nº 13.415/2017) em relação ao uso das tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas.