Primeiras turmas do Pronatec concluem curso em Piraquara e as inscrições permanecem abertas

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Nesta quarta (05) duas turmas do curso de auxiliar administrativo receberam o certificado de conclusão na Câmara Municipal de Piraquara. No total, 40 jovens finalizaram o curso, sendo a primeira turma a se formar através do Pronatec no município. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece vagas para que jovens de diferentes faixas etárias possam aperfeiçoar seus conhecimentos e adquirir experiência para o mercado de trabalho. As inscrições são permanentes, pois há vagas para abertura de novas turmas em diversos cursos. Nesta semana, por exemplo, mais uma turma iniciou o curso profissionalizante de operador de empilhadeira, que está sendo realizado no Centro da Juventude, no bairro Recanto das Águas.

O Pronatec oferece cursos através do SENAI e atualmente há vagas nas modalidades de auxiliar administrativo, almoxarife, almoxarife de obras, operador de empilhadeira e auxiliar de costura, com duração de 160 horas, e de auxiliar de manutenção predial com 180 horas. Neste mês de junho, um novo curso está disponível: panificação e confeitaria. Interessados em cursos em outras áreas podem ligar e deixar o contato e curso de interesse, assim novas turmas podem ser formadas em outras áreas, como está acontecendo por exemplo com a Informática. Já existe uma lista de espera e assim que o número mínimo de inscrições seja atingido, inicia o curso. O curso de corte e costura deve iniciar em breve, assim que a estrutura estiver montada e ainda há vagas.

Além da variedade de modalidades, os cursos acontecem em três turnos e em diferentes regiões da cidade como Centro, Guarituba e Vila Vicente Macedo.

Para participar, o jovem precisa ter mais de 16 anos, ter concluído a 4ª série do Ensino Fundamental (antigo), não precisa estar estudando, ter inscrição no Cadastro Único, pode estar trabalhando, e para a inscrição precisa levar RG, CPF e 1 foto 3x4. Os alunos recebem vale-transporte, alimentação, material didático e guarda-pó. As inscrições estão sendo realizadas nos CRAS: Piraquara Solidária (Rua Francisco Leal, 530 - Vila Izabel - fone: 3589-2320), Guaritubinha (Rua Richard Lickfield, 05 – Guaritubinha - fone: 3653-7245) e no Centro de Inclusão Social do Adolescente - CISA Betonex (Rua Betonex, 2320 – Guarituba - fone: 3557-3357). Mais informações com a Jocileide pelo telefone 3673-4356.

Confira as fotos