Preocupação com o desenvolvimento sustentável em Piraquara foi destacada por missão técnica internacional

Publicado em 26/08/2013 às 00:00

Piraquara foi um dos quatro municípios da Região Metropolitana de Curitiba escolhidos para receber a visita dos participantes da Missão Técnica Internacional, promovida pela Organização para Desenvolvimento da América Latina e Caribe. Com o tema “Metropolização e Conurbação – Desafios do Século XXI”, a missão reuniu autoridades e gestores de sete países da América Latina e África, além de agentes de pesquisa, acadêmicos e empresários.

A visita em Piraquara ocorreu na tarde da última sexta feira (23), no Centro da Juventude, onde a comitiva estrangeira assistiu uma apresentação detalhada do município e teve a oportunidade de conversar com o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos. A apresentação foi conduzida pela Professora de Geografia, Ana Mazon Tesserolli, que expôs as características gerais, desafios e as ações da atual administração.

Entre os desafios apresentados, os membros da Missão Internacional destacaram a preocupação da atual gestão no desenvolvimento sustentável do município que possui a maior parte do seu território decretado como área de proteção ambiental.

“Piraquara é uma cidade estratégica para a região metropolitana de Curitiba, grande fornecedora do bem mais importante da natureza que é a água. Ficamos muito gratos em ver uma gestão municipal que tem como desafio conseguir o desenvolvimento sustentável, visando o aumento de receita, mas também conservando a natureza”, destacou o presidente da Onward, Félix González, que falou de situação semelhante vivida pela Costa Rica.

O Prefeito Marquinhos respondeu os questionamentos dos participantes que se mostraram impressionados em relação ao grande potencial hídrico do município. Ele destacou a realização da missão, e a importância da troca de experiências entre os gestores. “Agradecemos pela oportunidade de apresentar o nosso município, e pelo reconhecimento da cidade como estratégica para a Região Metropolitana de Curitiba. Espero que essas trocas de experiências sejam aproveitadas pelos gestores de outras cidades que possuem os mesmos desafios que Piraquara”, finalizou.

Também participaram da visita em Piraquara, o Governador da Província de Imbabura, no Equador, Diego Oswaldo Garcia, todo o secretariado municipal e os vereadores Rock, Zé Machado e Gilmar Cordeiro.

Confira as fotos