Prefeitura realiza DIA D de combate à Dengue em Piraquara

Publicado em 04/03/2024 às 14:35

No último sábado, aconteceu em todo o país a Campanha do Combate à Dengue, DIA D. Durante todo o dia foram realizadas ações de conscientização e orientações para a população.

Em Piraquara, nossas equipes realizaram o Mutirão de Casa em Casa, com orientações e inspeções para identificar foco do mosquito nas residências e terrenos do bairro Guarituba, na área da Escola Municipal Heinrich de Souza e no bairro Jardim Esmeralda.

Já na região central, a tenda da Secretaria da Saúde ficou à disposição da população durante o período da manhã, ofertando informações, atividades educativas e tirando dúvidas referentes aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

O DIA D já passou, mas os cuidados de prevenção devem ser constantes. Ressaltamos a importância de verificar possíveis depósitos de água parada e eliminar criadouros do mosquito.

Se atente a outros cuidados essenciais para a prevenção da Dengue e Chikungunya:

- Deixar sempre tampadas e lavadas as caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros;

- Colocar areia fina até a borda do pratinho de planta para impedir o acumulo de água;

- Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas;

- Sempre retirar e lavar a bandeja externa da geladeira;

- Ao trocar o garrafão de água mineral, lava o suporte no qual a água fica acumulada;

- Lavar e trocar a água dos bebedouros de animais no mínimo uma vez por semana;

- Limpar frequentemente as calhas e a laje das casas;

- Manter a piscina sempre limpa e tratada com cloro;

- Manter o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas;

- Não jogar lixo em terrenos baldios, construções, ruas e praças.

A Dengue mata! Precisamos da colaboração de toda a população para eliminar o mosquito! Denúncias e reclamações podem ser feitas via Ouvidoria no site da Prefeitura.

Denuncie através do Site da Prefeitura e através do telefone 3590 3764