Prefeitura realiza capacitação para técnicos da rede de proteção em parceria com o Ministério Público do Paraná

Publicado em 15/06/2023 às 10:26

No último dia 19 de maio, a Prefeitura de Piraquara em parceria com o Centro de Apoio Técnico a Execução – CAEX, do Ministério Público do Paraná, realizou uma capacitação com o tema Violência contra a Mulher e o Atendimento de Autores de Violência.

A palestra foi ministrada pela assistente social de Cianorte, Adriéli Volpato Craveiro, atuante no 16º URATE CAEX, e teve como objetivo capacitar os técnicos da rede de proteção de Piraquara para os trabalhos dos grupos reflexivos envolvendo homens autores de violência. Ao todo, aproximadamente 40 pessoas participaram da capacitação.

O município de Piraquara realiza o atendimento através dos grupos reflexivos desde agosto de 2022, uma atuação conjunta e intersetorial, com promotores e técnicos da Segunda e Quarta Promotorias, técnicos da Vara Criminal, técnicos do CREAS, técnicas do órgão gestor da Secretaria de Saúde e Assistência Social, além de advogados voluntários.

Este trabalho é previsto na Lei Maria da Penha (11.340/2006) e no Estado do Paraná através da Lei 20318/2020, e é uma importante estratégia para a redução do agravamento da violência doméstica contra a mulher, obtendo resultados de baixíssima reincidência dos autores atendidos através dos grupos reflexivos.