Prefeitura lança o Programa Arboriza Piraquara

Publicado em 16/03/2016 às 00:00

O Programa Arboriza Piraquara está sendo lançado nesta semana, com as primeiras ações nos bairros São Cristóvão e Vila Fuck, com o objetivo de ampliar as áreas verdes na região urbana da cidade. O Programa faz parte do Plano Municipal de Arborização, elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo para aumentar as áreas verdes na região central. "Seguindo as diretrizes técnicas, o corpo técnico da Prefeitura elaborou o diagnóstico, verificando as necessidades da cidade em termos de arborização urbana, sempre priorizando essências nativas florestais, e nosso plano é gradativamente implantar isso pela cidade, ganhando interação com a biodiversidade e resgatando um pouco do verde de Piraquara", diz Leverci Silveira Filho, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo.

No lançamento do Programa, participaram alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Scarante, na Praça da Vila Fuck, e da Escola Municipal Geraldo Casagrande, na Praça do São Cristóvão. A equipe explicou a importância do Programa Arboriza Piraquara, além de falar como é feito o plantio e dos cuidados com as plantas. Vitor Cordeiro, professor de Ciências, comenta que "estava trabalhando com eles em sala de aula sobre a importância das árvores e a compensação, feita através do plantio, que acontece por exemplo com construtoras que retiram árvores para executar os empreendimentos. Já estávamos com a ideia de plantar árvores perto da escola e esta experiência está sendo muito bacana para todos nós", diz o professor.

As mudas para o plantio que está no Plano são provenientes do Horto Municipal e do pagamento de Termos de Ajustes de Condutas (TACs), pelos quais pessoas ou empresas que passam por processos de denúncias de crime ambiental devem pagar o valor da multa em mudas para o replantio.

Crianças participam do plantio (Foto: Bruno Oliveira)

O envolvimento da população nestas ações, especialmente das crianças, é muito importante. Para o secretário, "todo o trabalho que envolve as crianças tem um potencial de longa duração, esperamos que eles sintam-se partícipes, sintam-se responsáveis com o cuidado com a cidade e o meio ambiente que é de todos", diz Leverci. As crianças conheceram o trabalho do Meio Ambiente, fizeram perguntas, participaram de um jogo educativo e ficaram bastante animadas em participar desta ação. Amanda da Silva Zacarias, 10, fala como foi a experiência: "eu gostei de participar desta atividade plantando as árvores na praça, valeu a pena sujar a mão". Quando questionada se vai ajudar a cuidar dessa árvore, a resposta foi sim.

A Polícia Militar acompanhou toda a ação. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Josimar Fróes, e alguns pais de alunos também estiveram presentes. O Plano completo prevê ações de arborização em diferentes bairros de Piraquara, com a importante participação da comunidade.

Veja aqui as fotos de lançamento do plano

Veja aqui a reportagem.