Prefeitura e SESP-PR discutem melhorias de infraestrutura no Complexo Penitenciário e entorno

Publicado em 26/01/2022 às 00:00

Nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, o Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, recebeu o Secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. Na oportunidade, foram discutidas ações de melhorias de infraestrutura no Complexo Penal e entorno por meio da parceria entre o município e a SESP, além do andamento do projeto da Delegacia Cidadã.

O objetivo é a viabilização da pavimentação dos principais acessos e dentro do complexo, além da execução de melhorias na iluminação pública. “Piraquara tem total interesse nas obras, inclusive a nossa Superintendência de Projetos e Obras já contratou na gestão anterior e dispõe de todo o projeto para execução das melhorias dentro e nas adjacências. Agradeço o interesse e a parceria da SESP para viabilizar o recurso”, destacou o Prefeito, Josimar Fróes.

De acordo com o Secretário, Romulo Marinho Soares, as obras beneficiarão não só o Complexo Penitenciário, mas toda a região. “A Secretaria da Segurança Pública está para ajudar e ser parceria do município. Queremos que Piraquara seja beneficiada por abrigar esse grande complexo, não só por meio de obras, mas também através de outros projetos que são desenvolvidos lá dentro”, explicou.

Durante o encontro, os projetos foram disponibilizados pelo município aos técnicos da SESP para análise e viabilização do recurso. A Prefeitura de Piraquara também se comprometeu em manter os serviços de manutenção de forma periódica dos acessos ao Complexo Penitenciário.

ACESSOS AO CONTORNO LESTE

A reabertura dos acessos à rodovia BR -116, no Contorno Leste, que afetaram os moradores da Vila Militar e o Complexo Penitenciário, também é um consenso entre a Prefeitura de Piraquara e a SESP. Fechados em 2017, após decisão judicial cumprida pela concessionária responsável pelo trecho, eles prejudicam os moradores, além do serviço de escolta, acesso dos servidores, visitantes, transporte de alimentação, entre outros serviços.

Desde o fechamento o município busca diferentes alternativas para regularização e inclusive incluiu a demanda no Plano de Mobilidade que está sendo desenvolvido. Agora, a Secretaria de Estado da Segurança Pública também se comprometeu para atuar junto ao DNIT e a concessionária pela reabertura.

DELEGACIA CIDADÃ DE PIRAQUARA

Também participou da reunião o ex-prefeito e atual Diretor Geral da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli, o Marquinhos. Ele relembrou as tratativas pelas obras no Complexo Penitenciário iniciadas na sua gestão com a elaboração dos projetos, além das ações pela reabertura dos acessos no Contorno Leste. Também fez uma atualização do projeto da Delegacia Cidadã de Piraquara que atualmente tramita na PRED.

“ É um projeto moderno de Delegacia Cidadã Padrão II, com mais de 1300 metros quadrados. Ele já foi aprovado em todos os órgãos e será a primeira delegacia do Paraná a contemplar energia solar fotovoltaica em sua implantação. Em breve retornará para indicação de orçamento da SESP e posterior licitação”, explicou.

PARTICIPAÇÕES

Também participaram da reunião o Vice-Diretor do DEPEN/PR, Luiz Francisco da Silveira, a coordenadora do Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas no Sistema Prisional (PEAME) e vice-diretora da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), Juliana Heindyk Duarte, o Chefe de Engenharia e Arquitetura da SESP, Tenente-Coronel, Ivan Fernandes, o Assessor Penitenciário da SESP, Diego Piotrowski Machado, o Chefe de Segurança Externa das Unidades do DEPEN/PR, Alisson Souza Andrade, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Tiago Alves, e a Engenheira Civil da Superintendente de Projetos e Obras, Shuelen Teodoro.