Prefeitura de Piraquara realizou diferentes ações na Semana Nacional do Meio Ambiente

Publicado em 16/06/2021 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma série de ações para a celebração e conscientização da importância da Semana Nacional do Meio Ambiente. Data alusiva a comemoração do Dia do Meio Ambiente, 05 de junho. Em razão da pandemia, as atividades foram em sua grande parte remota.

"Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore." (Martin Luther King Jr.).

Ações realizadas na Semana Nacional do Meio Ambiente:

Lançamento do Programa Adote uma Nascente

A iniciativa visa mobilizar a população para a preservação das nascentes do município, identificar cada uma delas e promover a recuperação e o cuidado, quando necessário. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente auxiliará com a identificação, com o lançamento no sistema “Águas para o Futuro” do Ministério Público Estadual, disponibilizará as placas informativas e mediará a relação entre o proprietário da área onde está localizada a nascente e o possível adotante. Instituído por meio de projeto de Lei do Vereador, Gilmar Cordeiro, com aprovação dos demais parlamentares na Câmara Municipal de Piraquara, o programa foi sancionado pelo Prefeito, Josimar Fróes.

No dia 09 de junho, com a primeira nascente adotada na Vila Militar, pelo jovem Gabriel dos Santos Lopes, morador da Vila Macedo e Técnico em Meio Ambiente, foi feito o ato simbólico de lançamento. A ação contou com a participação do Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, da Secretária de Meio Ambiente, Cristina Galerani, do Vereador Gilmar Cordeiro, além dos proprietários da área onde a nascente foi identificada e é preservada. Confira o regulamento: https://bit.ly/2Sf09oA.

Apresentação da Minuta do Código Municipal do Meio Ambiente

Com a revisão do Plano Diretor, o município disponibilizou para consulta pública a atualização do Código Municipal do Meio Ambiente. A minuta prevê respostas para todas as questões relativas ao Meio Ambiente, para que o munícipe encontre com facilidade informações sobre o tema. Além da discussão interna e pública, a nova redação também foi apresentada ao Conselho Municipal do Meio Ambiente. A proposta foi apresentada por meio de um vídeo explicativo e segue disponível para apreciação da população até o dia 23 de junho, por meio de um formulário eletrônico no site da Prefeitura de Piraquara.

Uma das etapas da revisão do Código Municipal do Meio Ambiente é a escolha da árvore símbolo do município. Concorrem quatro espécies nativas de Piraquara: Jacarandá, Ipê-Amarelo, Ipê-roxo e Manacá da Serra.

Acesse o link e participe agora: https://bit.ly/3vFxFSz

Encontro Municipal dos Conselhos Municipais

Na terça-feira, dia 08 de junho, foi realizada uma reunião com os presidentes dos diferentes Conselhos Municipais de Piraquara para a articulação entre os órgãos e a criação de estratégias para o fortalecimento de pautas comuns, além das relacionadas a temática ambiental. Foi a primeira reunião envolvendo os 16 conselhos municipais com expressiva participação e mobilização para novos encontros e discussões integradas.

Divulgação do Desafio do Lixo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, criou a Campanha #ParanáMaisLimpo, um desafio do lixo. A ação faz parte das atividades programadas para o mês do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os 399 municípios do Paraná, estão sendo estimulados a fazer o recolhimento de resíduo e postar fotos de como o local era e como ficou. A Prefeitura de Piraquara apoia a iniciativa, com o objetivo de promover a conscientização ambiental.

Confira os detalhes: https://bit.ly/2TEq89b