Prefeitura de Piraquara presta atendimento emergencial à população atingida pelos alagamentos

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

O município de Piraquara amanheceu na última sexta feira (21) com o registro de alagamentos em algumas regiões, sendo o grande Guarituba o bairro mais afetado pelas fortes chuvas que cairam em Curitiba e região nos últimos dias. Desde o início da manhã de sexta equipes da secretarias de Infraestrutura e Assistência Social, Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros realizaram atendimento emergencial para a população.

De acordo com o Simepar somente da meia noite desta sexta feira (23) até às 12h foi registrado 79 milímetros de chuva na região. A grande quantidade de chuva dificultou o escoamento da água, e também o trabalho das equipes que prestam apoio à população. Até o momento não foi registrado nenhuma ocorrência com desabrigados e desalojados.

Manifestação

Por volta das 10h30 de sexta feira moradores do bairro Guarituba bloquearam a Rodovia João Leopoldo Jacomel, próximo ao Corpo de Bombeiros. O Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, foi até o local e negociou a liberação da via junto aos manifestantes, e também solicitou o envio de uma retroescavadeira para realizar o atendimento emergencial e imediato dos moradores.

A pedido dos manifestantes o Prefeito andou pelas ruas do bairro para verificar a situação. “Sabemos das dificuldades que essa comunidade vive há anos, e eu não posso ser irresponsável e prometer acabar com todos os problemas neste momento. A Prefeitura está fazendo sua parte no combate dos alagamentos, buscando agilidade nas obras do PAC, e vamos atrás de alternativas em outras esferas para amenizar essa situação”, explicou Marquinhos.

Também compareceram com o Prefeito na manifestação, o Vice Prefeito, Professor Antunes, os vereadores Ernani Winter, Eugênio Huller, Edson Baianinho, Mamede, Miguel Scrobot, Pastor Valdeci, Zé Machado, Erondi Lopes, Adriano Cordeiro, Josimar Froes, Rock e Maicon, além de secretários municipais. A Polícia Militar e a Rodoviária Estadual desde o início da manifestação mantiveram a ordem no local.

Atendimento

Com a trégua da chuva no sábado (22) equipes da Secretaria de Infraestrutura realizaram durante todo o dia intervenções emergenciais para combater os focos de alagamento no Guarituba. Com o retorno da chuva nesta segunda feira (24) a Defesa Civil Municipal segue monitorando as áreas de risco para prestar atendimento.