Prefeitura de Piraquara implanta Setor de Segurança Patrimonial

Publicado em 26/06/2013 às 00:00

Com o objetivo de preservar e resguardar o patrimônio público municipal, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Administração, implantou o novo Setor de Segurança Patrimonial. A nova estrutura presta o serviço de guarda e monitoramento dos prédios públicos, e é composta por um diretor, supervisores, fiscais de trabalho e 120 vigias. No último sábado (22), parte destes servidores participaram de uma capacitação no Parque Trentino.

O novo Setor foi criado para otimizar o trabalho dos servidores que trabalham na vigilância patrimonial. Divididos em escalas, eles atuam em 55 prédios e equipamentos públicos espalhados pela cidade. “Organizamos o trabalho e as atribuições destes servidores com o intuito de garantir a segurança do patrimônio da Prefeitura. Agora estamos capacitando os vigias e disponibilizando uma estrutura adequada para eles desempenharem um trabalho seguro e de qualidade”, explica o Secretário de Administração, Rafael de Araújo Mazepa.

O Setor de Segurança Patrimonial de Piraquara conta com uma sede própria, setor administrativo, veículo, e em breve terá sistema de rádio HT. “Dividimos as equipes de trabalho e definimos as rotinas dos servidores. São realizadas ronda de monitoramento e o acompanhamento do serviço de cada vigia. Em breve todos receberão uniformes e equipamentos de segurança e proteção pessoal.” destacou o diretor do Setor, Antonio Sinque.

Capacitação

A atividade de vigilância patrimonial requer preparo e treinamento dos servidores, por isso, no último sábado (22) teve início o Curso de Segurança Patrimonial, ofertado para os 120 vigias no Parque Trentino. Divididos em duas turmas, eles participam da capacitação com carga horária de 20 horas, com as seguintes disciplinas: Relações Interpessoais, Noções Elementares de Direito Penal, Técnicas Operacionais, Segurança Física das Instalações, Noções de Prevenção, Combate a Incêndio e Primeiros Socorros e Noções de Defesa Pessoal.

O curso está sendo ministrado pela empresa MBHR Segurança do Trabalho, e no final cada participante vai receber o certificado de conclusão, que poderá ser utilizado para progressão de carreira. O Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, prestigiou o primeiro dia de aula. “Pela atividade que eles desempenham a capacitação é extremamente importante. Existem servidores que trabalham há anos na função, mas nunca tinham recebido um treinamento específico. A partir de agora eles terão melhores condições de exercerem esse importante trabalho de guarda do patrimônio municipal”, ressaltou o prefeito.

Confira as fotos da capacitação