Prefeitura de Piraquara entrega a primeira etapa da revitalização do Horto Municipal

Publicado em 06/06/2014 às 00:00

Nesta quinta feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Piraquara entregou a primeira etapa de revitalização do Horto Municipal. Durante todo o dia a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realizou atividades orientadas no local, com a participação de estudantes, escoteiros, grupo da melhor idade e autoridades do município.

O local que já foi utilizado como lixão, foi recuperado e estruturado. “Hoje entregamos a primeira etapa da revitalização de um local que até o ano passado não tinha nada. Nossa intenção é no início de 2015 colocar em funcionamento aqui o Centro de Educação Ambiental Municipal, para proveito de escolas, instituições, e para quem se interessa pelo meio ambiente, que é um tema muito presente em Piraquara”, explicou a Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Rachel Sizanoski.

O Horto Municipal fica na Rua Artur Portela de Oliveira, no bairro Capoeira dos Dinos. No local foi construído um setor administrativo, uma estufa para o plantio de flores e mudas de árvores que serão utilizadas no paisagismo da cidade, uma horta mandala, áreas para a compostagem com materiais orgânicos provenientes do serviço de poda verde, trilhas, além de sinalização e paisagismo.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, destacou o aproveitamento da área que durante muitos anos foi utilizada de forma inadequada. Ele também lembrou que é preciso o esforço de todos para o cuidado do município. “Na Prefeitura, chegamos a conclusão que nós não construímos uma cidade sozinha. Para a gente preservar aquilo que Piraquara tem de melhor que são as belezas naturais e o seu povo, nós temos que trabalhar em conjunto. Por isso precisamos criar e passar essa consciência para a nossa população, e principalmente a nossa juventude”, enfatizou.

Após o pronunciamento das autoridades, foi realizado o plantio de uma muda de árvore para simbolizar o início de uma nova história de proteção ambiental naquele local. Também participaram do evento, o Vice Prefeito, Luciano Antunes, os vereadores Ernani Winter e Sidinei Mamede, secretários municipais, servidores, além de representantes da Sanepar e da SPVS.

Semana do Meio Ambiente de Piraquara

Com o tema “Cuide bem de tudo que faz parte da sua vida” a programação da semana teve início com a apresentação da Campanha de Guarda Responsável nas escolas municipais, Manoel Eufrásio, Hermínio de Azevedo Costa. Os alunos receberam a visita do “Godofredo”, personagem da campanha de conscientização contra o abandono de animais, que visitou as salas e distribui material informativo.

Na tarde da terça feira (03) uma ação de educação ambiental foi realizada no conjunto habitacional Madre Tereza de Caucuta, no bairro Guarituba. Mais uma vez o o Godofredo fez a alegria das crianças e orientou os moradores. Na oportunidade os servidores do setor de Urbanismo, também fizeram a entrega dos números prediais de cada residência do conjunto. No encerramento da semana na quinta feira (05), a Prefeitura entregou a primeira etapa de revitalização do Horto Municipal.

Campanha pela cidade

A campanha está sendo divulgada em locais públicos (Foto: Bruno Oliveira)

Paralelo as ações da a semana, a Prefeitura de Piraquara lançou uma campanha educativa e de conscientização, com a ampla divulgação das responsabilidades de cada um, por meio de materiais gráfico específicos, outdoors, personalização de pontos de ônibus, informativos, adesivos, anúncios em jornal e web banner no portal da prefeitura. Foram abordados temas relevantes como a guarda responsável de animais, cuidado com nascentes, e o despejo irregular de resíduos.

Confira as fotos da Semana do Meio Ambiente de Piraquara