Piraquara vai disponibilizar teste mais eficaz para a detecção da tuberculose

Publicado em 28/03/2017 às 00:00

A partir da próxima semana as unidades de saúde de Piraquara vão ofertar o teste rápido molecular para detecção de tuberculose. O exame, considerado mais rápido e eficaz, possibilita o diagnóstico precoce da doença. Nesta segunda (27) e terça (28), o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, realizou um aprimoramento com os profissionais da rede de Atenção Básica sobre o novo procedimento.

A formação ocorreu no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, com a participação de médicos, residentes, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e educadores sociais do Centro POP. O aprimoramento foi ministrado pela Infectologista do CTA, Francine Teixeira. Os profissionais conheceram o método utilizado no novo exame e tiraram dúvidas sobre o procedimento.

Importância do diagnóstico precoce

O teste rápido molecular para detecção de tuberculose foi implementado no município por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná. O objetivo é proporcionar um diagnóstico mais rápido para os pacientes. Com o diagnóstico precoce, nós possibilitamos o início do tratamento mais cedo e evitamos a exposição de outras pessoas ao risco de desenvolver a doença”, explica a infectologista.

A disponibilização do exame em todas as 11 unidades de saúde de Piraquara também visa à diminuição da incidência da doença no município. O procedimento é simples e o resultado sai em até uma semana. Ele é indicado para pessoas que estão com tosse há mais de três semanas, febre e suor noturnos e emagrecimento precoce.

Confira as fotos

De acordo com o Ministério da Saúde a tuberculose é 4ª doença infecciosa que mais mata no Brasil, com 69.245 casos no último ano.

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. (Fonte Ministério da Saúde)

Também prestigiaram a capacitação, o Diretor da Vigilância em Saúde de Piraquara, Jairo Queiroz, e o Dr Mauro Barroso, Coordenador da Tuberculose da 2ª Regional de Saúde (Foto: *)