Piraquara realizou a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

Publicado em 20/02/2014 às 00:00

A Prefeitura Municipal de Piraquara, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, realizou nesta quarta feira (19), a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC). O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal, e teve como objetivo debater e avaliar dispositivos, ações e instrumentos de proteção, além de aprovar diretrizes para serem apresentadas na conferência estadual, e posteriormente levadas a 2ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária (CNDC).

A conferência contou com a participação da comunidade, representantes do poder público, agentes de Defesa Civil, e a Comissão Organizadora Municipal (Comu). “Quero enaltecer a iniciativa de Piraquara em realizar a conferência atendendo um pedido da Defesa Civil Nacional e propondo o debate com a comunidade. É de extrema importância a participação do município, pois é nele que as ocorrências e os desastres acontecem”, destacou o Major Mocelin Jr., chefe da Seção de Assuntos da Defesa Civil da Região Metropolitana.

Durante a solenidade de abertura da conferência, a Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Rachel Sizanoski, ressaltou a importância do debate e a mudança de mentalidade referente à Defesa Civil. “A intenção é mudar a mentalidade de que a Defesa Civil é um órgão que só presta o socorro após o transtorno ter acontecido. Precisamos pensar em ações de prevenção, de atitudes que evitem ou minimizem os efeitos de possíveis ocorrências”, explicou.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, também participou do evento, e classificou como grande desafio o envolvimento da comunidade nas ações da Defesa Civil. “É preciso que a comunidade participe de forma efetiva, e auxilie na elaboração e discussão das ações da Defesa Civil municipal, pois são eles que conhecem os locais de risco e as características de cada bairro”, ressaltou.

Após a solenidade de abertura o Prefeito Marquinhos assinou o Plano de Contingência com ações e o mapeamento de ocorrências e áreas de risco do município, que foi elaborado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Em seguida os participantes foram divididos em grupos de trabalho, discutiram os eixos temáticos propostos, e por fim, elaboraram e aprovaram as diretrizes que serão levadas para a discussão estadual e federal.

Também participaram da 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Marcelo Alcine da Silva, a Secretária de Assistência Social, Cristina Galerani, os vereadores Ernani Winter, Eugênio Huller, Josimar Fróes e Gilmar Cordeiro, e o Sargento Nascimento, da Patrulha Rural do BPGd.

Saiba mais sobre a Defesa Civil de Piraquara