Piraquara realiza Mostra de Artes e Talentos em prol da conscientização sobre a Luta Antimanicomial

Publicado em 13/05/2024 às 14:57

A Prefeitura de Piraquara promove no próximo dia 29 de maio, a Mostra de Artes e Talentos, em alusão ao dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrada em 18 de maio, data que marca o movimento de usuários de saúde mental ao fim dos manicômios e direito de realizar o tratamento de maneira humanizada e em liberdade.

O evento tem como objetivo a exposição de artes e apresentação de talentos artísticos da população de Piraquara, com participação especial dos usuários da rede de saúde mental assistidos pelo CAPS AD e CAPS TM.

A programação compreende amostra de artes plásticas, participação do grupo de economia solidária e apresentação de talentos artísticos como canto, teatro, instrumentos musicais, poesias, entre outros.

As inscrições para participar da Mostra estão abertas, e se estendem até o dia 20 de maio. Os interessados devem procurar o CAPS AD e CAPS TM, para realizar a inscrição. Cada artista terá 10 minutos para apresentar sua arte.

A Mostra de Artes e Talentos será realizada no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, com início às 13h. O evento é gratuito e aberto ao público.

MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Dia 18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial. Em alusão a esta data, é que são realizadas as ações de conscientização sobre a Luta neste mês. O movimento da Luta Antimanicomial consiste na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Nele, inclui o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de tratamentos. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.