Piraquara inicia a implantação do sistema informatizado de gestão da saúde

Publicado em 29/07/2014 às 00:00

Atualmente os sistemas de gestão estão presentes praticamente em todas as organizações, e são ferramentas fundamentais na prestação de serviços de qualidade. Com o objetivo de otimizar o atendimento na saúde de Piraquara, a Prefeitura iniciou a modernização das unidades e demais equipamentos da saúde, para posterior implantação do Sistema de Informação e Gestão em Saúde e Social.

A implantação do sistema vai proporcionar uma melhor organização e fluxo dos serviços da Secretaria de Saúde, e com isso facilitar e agilizar o atendimento ao cidadão. “É uma ferramenta que irá alterar e otimizar a rotina dos serviços oferecidos na saúde. Vamos modernizar as unidades e eliminar fichários e prontuários antigos, além de acabar com procedimentos ainda executados de forma manual”, explica a Secretária de Saúde, Maristela Zanella.

O software vai possibilitar a execução de serviços como, o cadastro de pacientes integrado com o Cartão Nacional de Saúde, agendamento de consultas, controle de dispensarão de medicamentos e estoque da farmácia, atualização do sistema de informação da atenção básica – SIAB, integração de informações sobre gestantes - SIS PRENATAL, ouvidoria, gerenciamento das informações dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, controle de convênios e consórcios, entre outros.

Implantação

Para a implantação do Sistema de Informação e Gestão em Saúde e Social a Prefeitura está investindo na infraestrutura tecnológica das unidades e demais equipamentos de saúde. O Departamento de Tecnologia da Informação vai instalar nas próximas semanas computadores, além de impressoras, e disponibilizar acesso a internet e a rede para interligar toda a rede municipal de saúde.

As farmácias municipais do Centro e Guarituba já operam com o sistema informatizado, que auxilia no controle, estoque e dispensação de medicamentos.

Capacitação

No dia 18 de julho a empresa Consulfarma - Assessoria e Informática, responsável pelo desenvolvimento do sistema de gestão, realizou uma palestra de sensibilização e apresentação do software, no Centro da Juventude. Na oportunidade participaram do encontro os coordenadores dos serviços da saúde.

Confira as fotos da palestra