Piraquara inaugura Unidade de Saúde

Publicado em 14/03/2016 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara inaugurou na última sexta (11) a Unidade Básica de Saúde Nanci Terezinha Laux Beier, a primeira das quatro novas unidades do município. Com grande espaço e estrutura moderna, ela tem capacidade para até quatro equipes da Estratégia Saúde da Família. Em uma área de 485 m², a partir desta segunda (14) a Unidade estará aberta com profissionais de diversas áreas da saúde, atendendo a demanda dos bairros Recanto das Águas, Bela Vista, Araçatuba e Ipanema, ampliando o atendimento da atenção básica na região. Foram investidos nesta Unidade R$ 1.233.177,63. A inauguração faz parte de um grande projeto de melhoria da saúde no município, já que há dez anos a cidade não ganhava um equipamento novo nessa área. Para o prefeito, a inauguração faz parte de um esforço conjunto: "fazia muito tempo que Piraquara não era presenteada com uma Unidade Básica de Saúde, e hoje esse esforço em conjunto, de município e Estado, faz com que possamos entregar esta Unidade com grande espaço, que vai servir a população de diversos bairros", diz Marcus Tesserolli, prefeito de Piraquara. Participaram da cerimônia de inauguração muitas pessoas da comunidade próxima e dos Conselhos de Saúde, municipal e das Unidades, além de representantes da Prefeitura e do Estado e vereadores municipais, prestigiando a importante data.

As Unidades Básicas são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Qualquer pessoa que necessita iniciar um tratamento busca a unidade mais próxima da sua casa. Com Unidades bem estruturadas em equipe e equipamentos, é possível atender até 80% dos problemas de saúde da população na Atenção Básica. A nova Unidade representa o fortalecimento da Atenção Básica em Piraquara. Maristela Zanella, secretária municipal de Saúde, explica que "essa é a décima Unidade de Saúde de Piraquara, que vai atender um vazio assistencial de 12 mil pessoas, que vinham sendo assistidas na Unidade Central. A Unidade vai atender estas famílias com uma equipe completa de profissionais da saúde e estrutura adequada, dentro das normas do Ministério da Saúde, toda informatizada, com equipamentos e mobiliários novos", conta. A Unidade tem sistema de água quente, rede de gás medicinal, dez salas de atendimento, sete consultórios, farmácia, sala de odontologia com capacidade para três cadeiras, sala de atividades coletivas e outros ambientes de apoio aos serviços. A equipe que vai trabalhar nesta Unidade é composta por 40 profissionais: quatro técnicos administrativos, um agente operacional, três enfermeiros, 12 agentes comunitários de saúde, sete profissionais de enfermagem, cinco médicos, cinco dentistas e três auxiliares de saúde bucal.

Fortalecer a Atenção Básica é essencial no cuidado com a saúde da população, além de evitar que as pessoas precisem de atendimentos mais complexos. Sezifredo Paz, diretor geral da Secretaria Estadual de Saúde, diz que para o Estado, "quando se inaugura uma Unidade como essa, é uma grande satisfação, sabendo que se terá no local um atendimento melhor aos pacientes, além de aliviar a assistência que pode ser feita no pronto atendimento e também nos hospitais de referência. O Governo do Estado está se somando ao esforço da Prefeitura, ambos com investimentos, para que toda essa população seja beneficiada por um trabalho de qualidade", declara.

A população da região esteve presente na inauguração e já comemora o fato de ter uma Unidade de Saúde mais perto de casa.

* (Foto: Sérgio Pinheiro)

Vera Nice Costa de Arruda achou a novidade "muito boa, maravilhosa, precisava de um posto perto de casa", diz. Ela tem crianças em casa e utiliza bastante os serviços da saúde. Quando necessário, tinha que se deslocar com as crianças até a Unidade Central.

* (Foto: Sérgio Pinheiro)

Elisabete Aparecida de Lara já gostava do atendimento, mas precisava se deslocar até a Unidade Central, distante de sua casa. Agora a situação será outra. "Tudo que eu precisei pela Prefeitura, pelo posto, atendimento domiciliar, as agentes comunitárias de saúde, eu tive, mas agora estamos na nossa comunidade, estou muito feliz porque não preciso mais andar longe para ir até a Unidade, principalmente porque sou hipertensa".

Homenagem

O local recebeu o nome de Unidade Básica de Saúde Nanci Terezinha Laux Beier, em homenagem a esta mulher, que realizou muitos trabalhos voluntários e depois como servidora municipal, em benefício da comunidade. Ela auxiliava as pessoas no tratamento de saúde e em campanhas para ajudar os mais carentes. Os familiares estiveram presentes na inauguração, agradecendo a homenagem. Janete Beier, filha mais velha de Dona Nanci, como era conhecida, estava emocionada: "acho que ela é uma grande merecedora por todo o trabalho que fez, e se hoje ainda estivesse conosco tenho certeza que estaria fazendo muito mais porque os projetos que ela tinha eram muito bonitos, eu admirava a maneira que ela trabalhava com as pessoas, como ela tratava o trabalho dela, parece que tinha o prazer de levantar de manhã e ir para o posto cuidar dos idosos, que ela atendia com tanto carinho. É uma emoção muito grande ver esta homenagem tão linda. Quando cheguei aqui a primeira coisa que vi foi a placa com o nome dela, chegou a me dar um calafrio porque foi uma emoção muito forte de ver ela sendo homenageada por pessoas com quem ela trabalhava, amigas dela, que vêm nos cumprimentar. É uma emoção muito forte, boa mesmo", diz a filha. A família recebeu flores e uma placa de homenagem, em agradecimento aos serviços prestados por Nanci.

Unidades em construção

Além desta Unidade inaugurada, mais três estão em construção no município, nos bairros São Cristóvão, Guarituba e na Aldeia Araça-í. No Jardim Primavera, a UPA 24horas está recebendo obras de ampliação e conclusão.

Veja aqui as fotos da inauguração.