Notícia

Piraquara inaugura museu que retrata o tratamento da hanseníase no Hospital Colônia São Roque

Publicado em 17/03/2022 às 00:00

Foi inaugurado em Piraquara nesta quarta-feira, dia 16 de março, o MUSAR - Museu São Roque, dentro do atual Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná. Um dos prédios históricos do complexo, construído na década de 40, foi revitalizado para preservar e expor todo o acervo e a memória do tratamento de hanseníase no antigo “leprosário” São Roque, que foi um dos maiores hospitais colônia do sul do Brasil, fundado em 1926.


O projeto do MUSAR foi viabilizado por meio da parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná - FUNEAS, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde - SESA. O município cedeu os profissionais técnicos das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Comunicação, responsáveis pela pesquisa e ambientação do local, além dos painéis. Já o Estado, ficou responsável pela cessão e revitalização do prédio histórico e a disponibilização do rico acervo.


Durante a solenidade de inauguração, o Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, destacou a viabilização desse espaço de referência entregue no município. “O Hospital Colônia São Roque é um local emblemático não só para Piraquara, mas para o Paraná e o Brasil. O MUSAR surge para preservar toda essa memória, perpetuando as histórias de milhares de pessoas que por ali passaram, além de toda a evolução do tratamento da hanseníase e da saúde pública”, ressaltou.  


A Diretora Geral do Hospital São Roque, Maristela Zanella, falou sobre as perspectivas a partir da inauguração. “Foi um espaço concebido a partir do trabalho de profissionais técnicos de muita qualidade. Além de ser um local para que as pessoas visitem e conheçam um pouco da história do Hospital Colônia São Roque, ele será dedicado a produção acadêmica e pesquisa. ”, enfatizou.   


O MUSAR é o primeiro museu do Paraná que retrata a memória e o avanço do tratamento de hanseníase, além da cultura de hospitais colônia para esse fim, também conhecidos como os antigos leprosários. Tem por objetivo oportunizar para população e a comunidade acadêmica o acesso a um rico patrimônio cultural, histórico e de pesquisa sobre saúde pública.


Também participaram da inauguração o Dr. Cezar Neves, que representou o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, do Marcello Machado, Presidente da FUNEAS, da Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, do ex-prefeito e atual Diretor da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon de Souza Tesserolli, a representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Paula Schiavon, o Presidente da Câmara de Piraquara, Valmir Nanico, os vereadores Eugênio, Marildo, Professor Gilmar e Professor Pedro, servidores municipais, estaduais, ex-pacientes e ex-funcionários, além da comunidade em geral.


HOSPITAL COLÔNIA SÃO ROQUE


Criado inicialmente para o tratamento de pessoas acometidas pela então temida e infecciosa “lepra”, a hanseníase, por meio do isolamento compulsório, o São Roque chegou atender cerca de 1.300 pacientes simultaneamente, numa área de mais de 20 alqueires, com edificação de mais de 20.000m². Funcionou por muitos anos como uma cidade independente, onde contava com igreja, prefeitura, correio, cinema, mercado, cadeia e residência de pacientes e funcionários.


SERVIÇO - Museu São Roque - MUSAR

Inaugurado: 16 de março de 2022

Funcionamento: Todos os dias da semana, das 08h às 17h. 

Endereço: Avenida Brasília, nº 1115, Jardim Esmeralda, Piraquara.

Imagens