Piraquara formaliza adesão ao Cartão de Pagamento da Defesa Civil

Publicado em 28/08/2013 às 00:00

O Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, criou o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), com o objetivo de agilizar e dar mais transparência na gestão de recursos para atender às ocorrências. Piraquara foi um dos 821 municípios brasileiros selecionados como prioritários para execução de ações de Defesa Civil, relativamente à redução de riscos de desastres. O Governo Federal, após realização de estudo, que teve como critérios a recorrência de eventos, número de desalojados, de desabrigados e de óbitos, elegeu estes municípios como os mais susceptíveis.

A Prefeitura de Piraquara aderiu ao CPDC, considerando a importância de garantir acesso aos recursos no primeiro momento da ocorrência do desastre, o que significa uma ação preventiva relevante. O CPDC é uma ferramenta inovadora, que garante maior agilidade e transparência na execução dos recursos públicos.

Prefeito Marcus, como presidente da COMDEC, será o gestor do CPDC (Foto: Luiz Henrique Kavetski)

Nesta terça (27), aconteceu na Prefeitura a formalização da adesão, com a presença do prefeito Marcus Tesserolli, que é o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), do Marcelo Alcine da Silva, coordenador do COMDEC e Manoel Eduardo da Silva, gerente geral do Banco do Brasil (Agência Piraquara). A conta foi aberta pela Secretaria Nacional de Defesa Civil – conforme Portaria 274/2013, no Banco do Brasil. O prefeito Marquinhos, como representante legal da Prefeitura e presidente do COMDEC, será o gestor responsável pelo CPDC.

Este cartão é uma forma exclusiva de utilização de recursos da Defesa Civil para socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, na ocorrência de desastres naturais.