Piraquara comemora 125 anos com muitos avanços e mudanças

Publicado em 23/03/2015 às 00:00

Piraquara completa 125 anos nesta quinta feira, 29 de janeiro. A cidade que possui um dos maiores potenciais hídricos do Paraná e que guarda as nascentes do Iguaçu, hoje vive um momento de mudanças e avanços. São investimentos em infraestrutura, saúde, educação, meio ambiente, entre outras diversas áreas que resgatam o orgulho dos piraquarenses.

Localizada em uma posição geográfica privilegiada e diferenciada, a 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara abriga o maior manancial de abastecimento público do Paraná, responsável por fornecer água para a capital e região. O município possui as Barragens Piraquara I e II e do Iraí, que fazem parte do sistema integrado de abastecimento de água e garantem o fornecimento para milhões de habitantes.

Devido a toda sua riqueza hídrica e à enorme quantidade de nascentes que possui, Piraquara tem aproximadamente 90% do território decretado como área de manancial, o que limita o desenvolvimento industrial do município e obriga a administração pública a buscar outros meios para geração de receita.

Uma das alternativas encontradas é o desenvolvimento e a exploração do turismo sustentável. No município existem diversos empreendimentos turísticos entre atrativos arquitetônicos, históricos, naturais e culturais; produtores agroartesanais; haras; pousadas; restaurantes e pesque-pagues. Destaque para a Agroindústria – Villa do Colono, Área do Carvalho, Morro do Canal, Mananciais da Serra, as festas tradicionais do Carneiro e Trentina, entre outras opções turísticas.

Momento de mudanças e avanços

Investimentos em infraestrutura, saúde e educação são observados nas obras de asfalto e calçadas que estão em execução, na ampliação do horário de atendimento em unidades de saúde e abertura do Pronto Atendimento 24h, nas construções de novas unidades de saúde e de ensino, entre outras benfeitorias.

A tão sonhada duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel – PR 415 começou a sair do papel. Fruto de uma luta histórica iniciada pelo Rotary de Piraquara e a Fetiep, e que ganhou corpo com o engajamento do Executivo Municipal e a sensibilidade do Governo do Estado.

Nos últimos dois anos as obras do PAC do Guarituba avançaram e beneficiaram diretamente a população. Diversas ruas receberam obras de drenagem, calçamento e o tão esperado asfalto, que mudou a realidade da região. Neste período foram concluídas as obras o lote 1, teve início as obras do segundo lote, e o município está em contato constante com a Cohapar para liberação do terceiro.

A retomada de importantes projetos como a construção do Parque das Águas, criação de mais oportunidades para a população com incentivo ao comércio e a instalação de grandes redes na cidade, além do resgate de eventos culturais e tradicionais endossam o momento de mudança que Piraquara vive.

Parabéns Piraquara pelos seus 125 anos de muita história!