Piraquara aderiu ao Programa Atleta na Escola do Governo Federal

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Com o objetivo de descobrir novos talentos e incentivar a prática esportiva na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Piraquara aderiu ao Programa Formação Esportiva Escolar, do Ministério da Educação. Para implementar o projeto no município a Secretaria de Educação criou o Núcleo de Esporte Escolar, e realizou na última semana a primeira fase dos Jogos Escolares, etapa classificatória com o objetivo de identificar atletas promissores.

Os Jogos Escolares são compostos por quatro fases: escolar, municipal-regional, estadual e nacional. A fase escolar foi realizada em Piraquara entre os dias 4 e 7 de junho, e contou com a participação de aproximadamente 400 alunos com idade entre 12 e 17 anos. Os estudantes competiram nas provas de Velocidade, Salto em distância e Resistência. Foram classificados os três melhores alunos de cada escola, por faixa etária, gênero e prova, para participar da próxima fase.

A etapa foi realizada na Escola Municipal Henrique de Souza, que possui um amplo espaço para a prática esportiva. Os alunos receberam alimentação, e medalhas de participação cedidas pela Secretaria de Esporte e Lazer, que também disponibilizou uma professora para auxiliar na realização das provas. Piraquara ainda vai realizar a fase municipal, que vai classificar os melhores alunos para a fase estadual.

Atleta na Escola

Além de estimular a prática esportiva, o programa do Governo Federal em parceria com os municípios tem o intuito de desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, e identificar e orientar possíveis jovens talentos. A iniciativa surge no momento em que o Brasil se prepara para sediar três dos maiores eventos esportivos mundiais: a Copa do Mundo de Futebol, em 2014; e as Olimpíadas e Paraolimpíadas, em 2016.

Confira as fotos