Passeio marcou o encerramento das atividades de 2021 do Caminhando e Contando

Publicado em 28/12/2021 às 00:00

Os participantes do Grupo "Caminhando e Contando" do Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF Guarituba, estiveram reunidos no dia 21 de dezembro, para um passeio que marcou o encerramento das atividades do ano de 2021.

Cerca de 30 pessoas participaram da atividade, realizada na manhã de terça-feira, no Parque das Águas de Pinhais. O passeio foi uma confraternização, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde ao grupo que oferece promoção e prevenção em saúde, por meio de atividades físicas e práticas corporais, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em Piraquara o NASF atua em todas as Unidades Básicas de Saúde, mas devido a pandemia, apenas o Grupo da Unidade Carlos Jess – Caiçara, que conta com aproximadamente 60 participantes, retomou as atividades presenciais, planejando a retomada dos demais grupos para os usuários do Sistema Único de Saúde-SUS.

Naiana Boaventura dos Santos, Técnica Desportista do NASF Guarituba, comenta a ação. “Nosso grupo, abrange pessoas de diferentes idades, e neste passeio podemos comemorar a volta do grupo e encerramento do ano. Foi uma manhã muito agradável com alongamento, dança e finalizando com um delicioso piquenique”, afirmou.

GRUPO CAMINHANDO E CONTANDO

O grupo iniciou suas atividades em julho de 2015, com o objetivo principal de acompanhar, monitorar a saúde dos participantes, através dos exercícios físicos de mobilidade, alongamento, recreação, dança sênior e caminhada.

As práticas visam reduzir as dores crônicas, controlar a pressão arterial e a glicemia (diabéticos), promover a perda de peso, combate ao estresse e melhorar a condição do sono e o vínculo psicossocial e amizade.

Todos os profissionais do NASF (fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e farmacêuticos, participam do grupo. Qualquer pessoa da comunidade que tiver interesse pode participar, seja criança, idoso, jovem ou adolescente. Os horários e datas das atividades estão disponíveis nas Unidades de Saúde.