Mutirão da Cidadania neste fim de semana em Piraquara

Publicado em 07/08/2013 às 00:00

No próximo final de semana, dias 10 e 11 de agosto, acontece em Piraquara o Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação, um programa do Governo do Estado com apoio da Prefeitura Municipal de Piraquara. Em formato de feira, o evento oferece no mesmo local serviços gratuitos para promover cidadania e inclusão social da população. A feira itinerante percorre cidades em todas as regiões do Estado e é realizada em parceria com o Poder Judiciário e a sociedade civil organizada.

Serão oferecidos mais de 40 serviços gratuitos, entre eles: emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor. Também haverá serviços judiciários como divórcios, guarda e responsabilidade de menores, reconhecimento de paternidade e maternidade e inscrição para casamento coletivo. Na área de saúde, exames, avaliação física, orientação sobre saúde bucal, saúde da mulher, doenças renais, antitabagismo, doenças sexualmente transmissíveis e ainda cadastro de doadores de medula óssea.

O Mutirão da Cidadania acontece sábado e domingo, das 9h às 17h, na Rua Betonex, s/nº (ao lado da Unidade de Saúde Caiçara), no Guarituba. A abertura oficial está prevista para as 10 horas de sábado, com a presença do secretário estadual de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, do prefeito de Piraquara, Marcus Maurício de Souza Tesserolli, de secretários municipais e vereadores.

Serviços oferecidos

DOCUMENTAÇÃO

• Certidão de Nascimento e Casamento (Segunda via dos documentos emitidos pelo cartório local).
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF
  • Carteira de Identidade – RG (Chegar até as 15h. Primeira via a partir de 7 anos e segunda via nos casos de perda, roubo ou alteração mediante apresentação da certidão de nascimento ou casamento).
  • Carteira de Trabalho – CTPS (Primeira via, mediante apresentação do CPF).

ÁREA JURÍDICA

• Orientação jurídica em todas as áreas. Expedição de ofícios aos cartórios de registro civil da comarca pela obtenção da 2ª via da certidão de casamento e nascimento.
  • Confecção inicial das ações de:

- Divórcio consensual.

- Retificação de registro civil (nascimento, casamento e óbito)

- Dissolução e reconhecimento de união estável.

- Regulamentação de visitas.

- Restabelecimento da sociedade conjugal.

- Guarda e responsabilidade.

- Alimentos (exoneração, execução e majoração).

- Alimentos gravídicos.

- Registro tardio.

-Reconhecimento de maternidade.

- Atendimento aos indígenas.

LAZER E CULTURA

• Acesso à Internet.
  • Apresentações teatrais.
  • Oficinas – Culturais, recreativas e de geração de renda.
  • Recreação – Atividades diversas.

• Avaliação física e orientação nutricional.
  • Verificação da pressão arterial
  • Testes de glicemia (diabetes) e de urina (rins).
  • Orientação sobre saúde bucal
  • Prevenção contra a dengue.
  • Apresentação de animais peçonhentos e prevenção de acidentes.
  • Orientações clínicas diversas.
  • Orientação e cadastro para doação de órgãos / doação de sangue.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO

• Agricultura – Orientação e cadastro.
  • Apoio ao motorista – Educação para o trânsito.
  • Benefícios de previdência e aposentadoria.
  • Educação – Atividades de contraturno e segurança escolar.
  • Emprego – Cadastro e encaminhamento.
  • Empresas – Informações e consultas.
  • Energia Elétrica- Informações e consultas.
  • Habitação – Atendimento e orientações.
  • Meio Ambiente – Educação ambiental.
  • Polícia Militar e Corpo de Bombeiros - Dicas de segurança e orientação sobre prevenção de acidentes domésticos.

Saneamento – Informações e serviços.