Mutirão da Cidadania atendeu milhares de pessoas em Piraquara

Publicado em 12/08/2013 às 00:00

Aconteceu neste final de semana em Piraquara o Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação, programa do Governo do Estado com apoio da Prefeitura Municipal. Em formato de feira, o evento ofereceu no mesmo local diversos serviços gratuitos para a população. O evento foi realizado na Avenida Betonex, ao lado da Unidade de Saúde Caiçara, no bairro Guarituba. Durante os dois dias passaram pelo mutirão mais de dez mil pessoas, e foram realizados mais de 17 mil atendimentos.

Foram oferecidos mais de 40 serviços gratuitos, entre eles: emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor. Também teve serviços judiciários como divórcios, guarda e responsabilidade de menores, reconhecimento de paternidade e maternidade e inscrição para casamento coletivo. Na área de saúde, exames, avaliação física, orientação sobre saúde bucal, saúde da mulher, doenças renais, antitabagismo, doenças sexualmente transmissíveis e ainda cadastro de doadores de medula óssea.

A moradora do bairro Jardim Holandês, Rosalina Teixeira, esteve no mutirão para solicitar a carteira de identidade dos dois filhos, e ainda aproveitou para aferir a pressão. “Fiquei sabendo do mutirão na unidade de saúde, e aproveitei para trazer meus dois filhos que precisavam tirar a carteira de identidade. Os dois estudam e durante a semana ficava difícil levar eles para dar entrada no documento, e hoje com os serviços aqui no bairro ficou mais fácil”, comemorou Rosalina.

A Prefeitura de Piraquara esteve presente na feira com as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico e ainda ofereceu o suporte de tecnologia e informática. “É um evento que aproxima o Poder Público da população. Agradecemos o Governo do Estado pela passagem pelo nosso município, e já vamos ver a possibilidade de realizar no próximo ano uma feira semelhante, junto com o Programa Justiça nos Bairros, que oferece diversos serviços gratuitos para a população”, explicou o Prefeito Marcus Tesserolli.

Além do Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, estiveram no Mutirão, o Vice Prefeito Professor Antunes, o secretário estadual de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades.

Confira as fotos