Mais de 700 castrações de cães e gatos foram realizadas em Piraquara

Publicado em 01/06/2021 às 00:00

Entre os dias 25 a 29 de maio, o município de Piraquara recebeu o programa Castrapet, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo - Sedest, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A atividade ocorreu no Centro da Juventude Oriles Alves de Faria, onde foram realizadas 719 castrações.

A ação busca o controle populacional dos animais domésticos e a prevenção de zoonoses. As castrações atenderam a demanda do Programa Municipal de Castrações e reduzir a fila de espera. Além das famílias cadastradas, floram beneficiados protetores de animais, animais em situação de rua e disponibilizadas vagas remanescentes.

A população recebeu medicação para o pós-operatório, sem nenhum custo e orientação para garantir o bem-estar animal. Os serviços foram executados por meio do Instituto Água e Terra (IAT), através de recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente e parte com emendas parlamentares.

O secretário Márcio Nunes esteve na ação e falou sobre os benefícios do programa. “Cada castração é muito cara. Custa em média R$ 700 e inacessível para muitas pessoas”, disse. “Mas, acima de tudo é o conceito que está sendo tratado. Considerando a relação muito estreita entre os animais e a saúde do homem”.

Leda Maria é protetora e cuida de dezenas de animais no município. “Essa ação caiu do céu”, disse. “A coisa mais amorosa que fazem para os animais que sofrem com sarna e outras doenças. Quando falaram que o programa vinha para Piraquara, eu fui correndo cadastrar os bichinhos”.

Everton de Souza, presidente do IAT, lembrou que os CastraPet é um programa pioneiro no Brasil, inserido no conceito de Saúde Única. “Os animais completam a vida das pessoas e o tratamento adequado se tornou uma questão de saúde pública. É um programa de resultado altamente positivo na prevenção de doenças e equilíbrio com o meio ambiente, evitando aumento populacional indevido, abandonos e problemas decorrentes de animais nas ruas da cidade”, afirmou.

A veterinária Erika da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforçou a importância da ação e explicou sobre o Programa Municipal de Castrações. “Devido a pandemia as operações eletivas estavam suspensas, e estas castrações vem ao encontro desta demanda. A população pode se cadastrar para novas vagas na Secretaria de Meio Ambiente, munida de RG, CPF, comprovantes de residência e do CADÚNICO”.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente