Jovens dispensados do serviço militar fazem juramento à Bandeira Nacional

Publicado em 19/09/2013 às 00:00

Nesta quinta-feira (19), aproximadamente 1500 jovens piraquarenses nascidos em 1995 e dispensados do serviço militar obrigatório participaram da solenidade de juramento à Bandeira Nacional. A cerimônia foi coordenada pelo Capitão Valmir Félix de Farias, da 5ª Delegacia de Serviço Militar, localizada em Colombo, que tem em sua jurisdição 14 municípios, entre eles Piraquara. Ele afirma que o padrão da solenidade está previsto em Lei. “Todo jovem brasileiro, ao completar 18 anos, é obrigado a servir ao país. Os municípios que não têm sede do exército para acolhê-los dispensam os jovens do serviço, mas eles continuam à disposição do país, caso seja necessário”, explica o Capitão Farias. As bandeiras nacional, estadual e municipal foram levadas pelas alunas do Colégio Estadual João Batista Vera. No evento houve também apresentação da fanfarra Treme Terra, também deste Colégio.

Após o juramento e o hino nacional, os jovens receberam os Certificados de Dispensa de Incorporação.

Devido ao grande número de jovens a solenidade foi realizada em duas etapas, pela manhã e pela tarde. Estiveram presentes vereadores e secretários municipais, além do vice-prefeito Professor Antunes, pela manhã, e do prefeito Marcus Tesserolli, à tarde.

Os jovens que têm interesse em servir as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) podem participar de concursos que ofertam vagas para nível técnico e nível superior.

Veja as fotos do evento.