I Caiacada Ecológica nas Águas de Piraquara atraiu participantes de diferentes cidades

Publicado em 11/11/2013 às 00:00

Com inúmeras opções de atividades durante os finais de semana, Piraquara realizou neste domingo (10) um programa diferenciado, e até então inédito no município e região. A I Caiacada Ecológica nas Águas de Piraquara superou as expectativas e reuniu cerca de 30 participantes entusiasmados, de diversas cidades, em um momento de lazer e aventura pelo Rio Piraquara.

Promovida pelo Departamento de Turismo a atividade contou praticantes experientes, amadores e aventureiros em busca de um passeio diferente. Logo no início da manhã os participantes de Piraquara, Pinhais, Curitiba, São José dos Pinhais e até de Joinville – SC chegavam à concentração no estacionamento da Prefeitura.

Antes de seguirem para o rio a equipe do Departamento de Turismo passou as instruções de como seria o passeio, e acompanhados pela Policia Militar e o Corpo de Bombeiros, o grupo seguiu em comboio até o ponto de partida. O local escolhido para o início da caiacada foi à Estrada da Roseira, ao lado da Barragem Piraquara II, área de acesso restrito, mas liberada exclusivamente para o evento.

Após a conferência dos equipamentos de segurança, e também das câmeras para registrar tudo durante o passeio, próximo das 10h os participantes já estavam na água. Daí em diante o grupo remou de acordo com a corrente do Rio Piraquara, e desfrutou as paisagens até então desconhecidas daquela região em uma manhã de muito sol e diversão. Depois de aproximadamente três horas dentro do rio os aventureiros foram resgatados em uma chácara.

Os aventureiros aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Piraquara, que contou com a participação do Clube Náutico de São José dos Pinhais, o grupo Aventura Curitiba, Rotary Club de Piraquara, Policia Militar e o Corpo de Bombeiros. Além da equipe do Departamento de Turismo, participaram da caiacada o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Piraquara, Laudir Slompo, a Diretora de Turismo, Simone Brescansin, e o vereador Ernani Winter.

Caiacada Ecológica

O projeto Caiacada Ecológica nas Águas de Piraquara tem como objetivo desenvolver a prática de esportes náuticos não poluentes no município que conta com um rico potencial hídrico. Além dos rios, a cidade possui as barragens Cayguava, Piraquara II e Iraí. Esta primeira edição também fez parte das comemorações do Dia do Rio em Piraquara, e para o próximo ano novos eventos do gênero estão previstos pelo Departamento Municipal de Turismo.

Assista o vídeo!