Hospital San Julian em Piraquara inaugurou nova estrutura e uma lavanderia industrial

Publicado em 02/12/2013 às 00:00

O Hospital San Julian em Piraquara inaugurou na última sexta feira (29) um barracão multifuncional e uma nova lavanderia industrial. A construção da nova estrutura e a aquisição dos modernos equipamentos foi viabilizada por meio do Programa de Assistência para Projetos Comunitários do Consulado Geral do Japão em Curitiba. O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, participou do evento que contou com a presença de diversas autoridades.

O Hospital de Neuropsiquiatria San Julian, administrado pela Associação San Julian Amigos e Colaboradores, presta atendimento a portadores de distúrbios mentais e dependência química de todo o estado, desde 1975. O complexo que atualmente possui 400 leitos, agora conta com um novo barracão, uma lavadora extratora industrial, uma secadora industrial e um carrinho de emergência completo.

“Essa obra que foi construída com a ajuda da comunidade japonesa possibilitou a instalação da lavanderia, que tem a capacidade de lavar até 900 quilos por dia, e a ampliação da estrutura física do hospital, que no futuro queremos transformar em uma área de estudos, pois o nosso próximo projeto é fazer residência de psiquiatria”, explicou o Presidente do Hospital, Dr Affonso Antuniuk.

A doação do Governo do Japão foi de U$ 102.009,00 dólares (equivalente à R$ 199.927,44 – cento e noventa e nove mil, novecentos e vinte e sete reais e quarenta e quatro centavos), oriundo do Programa APC, cujos recursos provêm da contribuição tributária do povo japonês, e que visa promover auxílio no campo sócio-econômico aos países em desenvolvimento por meio de ações nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e saneamento, meio ambiente e bem-estar social.

O Prefeito Marquinhos participou da inauguração e parabenizou os gestores do Hospital San Julian pela nova conquista. “Parabenizo o Dr Affonso Antuniuk e todos os demais gestores do San Julian por acreditarem e manterem esse complexo em Piraquara, que hoje é referência no Paraná. E principalmente por acreditarem nas pessoas, prestando tratamento especializado e amparando esses pacientes muitas vezes excluídos pela sociedade”, destacou.

Também participaram do evento, o Consul Geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama, o Presidente da Comec, Rui Hara, a Secretária de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, funcionários e gestores do hospital San Julian, entre outras autoridades.

Confira as fotos