Exposição mostra a história dos Desfiles Cívicos em Piraquara

Publicado em 03/09/2013 às 00:00

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara abriu nesta terça a exposição ‘Desfiles Cívicos em Piraquara’. A exposição acontece através do projeto ‘Piraquara – Memória e História’, que tem como responsável o historiador Renato Cardoso dos Santos. Segundo ele, o projeto tem como objetivo “o resgate histórico em todos os aspectos da evolução de Piraquara, tanto político como social, esportivo, em todas as áreas”. As exposições devem acontecer com frequência e o tema é escolhido de acordo com o período do ano. Nesta semana tem o 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, e haverá o desfile cívico no Centro da cidade, resgatando a tradição. Por estes fatos, o tema da exposição é a história dos desfiles em Piraquara.

Desfiles cívicos em Piraquara

Os primeiros desfiles cívicos da história de Piraquara começaram no final da década de 1950, o primeiro registro que se tem é de 1959. Na época do Regime Militar, pela questão do civismo, era como uma regra, o desfile era obrigatório anualmente. O desfile de 1982 foi um dos maiores, não só pela quantidade de estudantes, mas pela organização. Deste, há um grande registro fotográfico, que pode ser visto na exposição. Com o passar doas anos, a força destes desfiles foi diminuindo e em alguns anos passou a ser mais temático, eram como protestos velados, perdendo o significado original. Em 2008 aconteceu o último desfile. Este ano o desfile cívico está sendo retomado, com uma grande organização. O desfile acontece na sexta, dia 06, a partir das 9h, com saída em frente à Prefeitura. Participarão alunos de todas as Escolas Municipais.

A exposição tem imagens dos desfiles desde o final dos anos 1950, passando por todas as décadas até os dias de hoje, além de imagens históricas que marcaram e influenciaram os desfiles.

Veja aqui as informações sobre o desfile cívico que acontece na próxima sexta.

Casa da Memória

Além da exposição, o local tem importância histórica para a cidade. Onde hoje é a Casa da Memória, local dedicado à história, já foi sede da Prefeitura e do Fórum. O imóvel foi inaugurado em 1928. Além das exposições temporárias, a Casa da Memória abriga uma exposição permanente de objetos antigos que marcaram época em Piraquara.

Período: 03 a 13 de setembro de 2013

Horário: 8h30 às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta