Etapa do "Pedalando e Conhecendo Piraquara" reuniu cerca de 300 ciclistas

Publicado em 26/08/2013 às 00:00

O tempo colaborou e os ciclistas corresponderam com a participação em grande número da quarta etapa do “Pedalando e Conhecendo Piraquara”. Aproximadamente 300 participantes aproveitaram o tempo bom na manhã deste domingo (25) para pedalar e conhecer um dos atrativos turísticos mais belos do município, o Reservatório do Carvalho. A etapa reuniu grupos de pedal, famílias, amigos, entre outros ciclistas de várias idades.

A concentração começou por volta das 07h30 no Centro de Informações Turísticas, onde se reuniram ciclistas de Piraquara, Curitiba e outros municípios da região metropolitana. As 09h15 o comboio partiu rumo aos mananciais da serra, escoltados pela Polícia Militar e pela equipe de apoio da Prefeitura de Piraquara, que ofereceu o suporte com ambulância, caminhão e uma kombi para possível atendimento dos participantes.

A primeira parada para descanso e hidratação aconteceu na Agroindústria – Vila do Colono, e o passeio seguiu até o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra – CEAM, onde os participantes foram contemplados com a belíssima paisagem da Barragem Piraquara I, também conhecida como Cayuguava. Uma breve parada para admirar o cenário, e os aventureiros seguiram para o Reservatório do Carvalho, onde enfrentaram o trecho mais intenso de subidas.

Após quase duas horas de pedalada, o grupo chegou ao ponto final do passeio, onde as belezas naturais, e a exuberante paisagem da serra do mar compensaram todo o cansaço. No Carvalho eles visitaram o primeiro reservatório público de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana construído em 1908, o Santuário São Francisco, e as trilhas existentes na área, que faz parte do Parque Estadual Pico do Marumbi.

Para o ciclista Helson Ribeiro Luciani, do grupo Bike Pinhais, a iniciativa do município em promover eventos para divulgar as belezas naturais é de muita importância. “Piraquara é um local tão próximo da capital, e mesmo assim muitas pessoas ainda não conhecem os atrativos do município. Acredito que quanto mais a Prefeitura organizar eventos como a pedalada, mais pessoas vão aproveitar essas belezas”, destacou.

O piraquarense Marcos Zambão participou da pedalada com a família e destacou a questão saudável da atividade. “É uma satisfação participar de um passeio que divulga as belezas naturais do nosso município, e ainda reune as pessoas em uma atividade saudável, que contribui com a saúde e o bem estar da população”, finalizou.

Pedalando e Conhecendo Piraquara

O ‘Pedalando e conhecendo Piraquara’, tem como objetivo fomentar o turismo do município, que possui um rico patrimônio natural e histórico. A cada etapa um trajeto inédito proporciona um novo passeio, em locais que apresentam características diferentes. O projeto desenvolvido pelo Departamento de Turismo já passou pelas pedreiras, caminho de Roça Nova, Barragem do Cayuguava, e neste domingo visitou o Reservatório do Carvalho.