Equipe da Educação participa de reunião do MEC

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Nesta semana aconteceu no Ministério da Educação, em Brasília, uma reunião com equipes das Secretarias de Educação municipais do Paraná sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR). Participaram do evento o deputado estadual Angelo Vanhoni, membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o vice-prefeito de Piraquara, Luciano Antunes,a secretária municipal de Educação, Loireci Dalmolim de Oliveira e a coordenadora de gestão educacional, Joselita Romualdo da Silva, além de equipes de Curitiba e outros municípios do Estado. O objetivo do encontro, com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi orientar as equipes com relação ao preenchimento do PAR e esclarecimentos sobre projetos do MEC/FNDE que podem ser acessados pelos municípios.

O PAR é desenvolvido pelos municípios a partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Com metas claras, passíveis de acompanhamento público e controle social, o MEC pode assim disponibilizar, para consulta pública, os relatórios dos Planos de Ações Articuladas elaborados pelos estados e municípios que aderiram ao Plano. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolvem um conjunto coerente de ações que resulta no PAR. Após a análise desse Plano pelo MEC, os recursos são liberados para executar os projetos. Piraquara aderiu ao Plano de Metas em 2010 e enviou o plano em 2011. Com a aprovação do projeto, o município já recebe benefícios como carteiras escolares e outros móveis para as escolas, que começaram a ser entregues em fevereiro deste ano. Com a participação no PAR o município tem a possibilidade de receber benefícios para diferentes projetos, melhorando a estrutura e qualidade da educação.