Notícia

Descarte incorreto de seringas utilizadas em casa pode causar acidentes

Publicado em 03/09/2013 às 00:00

Nesta terça (03), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Piraquara recebeu uma denúncia de que havia grande quantidade de seringas descartadas de forma incorreta no Centro, na Rua Francisco Leal. Verificando a situação, a equipe da Secretaria encontrou seringas jogadas próximo à calçada, direto no chão. Este tipo de material descartado de forma incorreta pode causar acidentes. Crianças que passam pela local podem tocar no material, ou até adultos podem pisar e se cortar, podendo ocorrer algum tipo de contaminação ou machucados graves.

Este lixo não é recolhido pela coleta comum. As pessoas que fazem uso de medicamentos, por exemplo quem precisa de injeções diárias de insulina, utilizam seringas com frequência. Para descarte, em todas as Unidades de Saúde (US) é fornecida uma caixa amarela com abertura adaptada, especial para este material. Quando a caixa estiver cheia deve ser levada novamente para uma US. O material será encaminhado para o descarte correto, pois há coleta de lixo hospitalar no local.

O descarte correto deste material evita acidentes (Foto: Divulgação SMMA)

Para quem usa esporadicamente ou se preferir, também pode colocar as seringas em uma garrafa pet vazia. O descarte deve ser feito da mesma forma, levando o material até a US mais próxima.

O descarte correto deste material evita acidentes e contaminações.