Conferência Livre de Educação em Piraquara foi preparatória para a Intermunicipal

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Foi realizada na última quinta (6) e sexta-feira (7) em Piraquara a Conferência Livre de Educação, com a participação de profissionais da educação local, alunos, pais, representantes da sociedade civil organizada, entre outros segmentos. O encontro foi preparatório para a Conferência Intermunicipal de Educação que acontece nos dias 21 e 22 de junho em Pinhais, que também vai envolver os municípios de Piraquara, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

A abertura ocorreu na quinta feira na Escola Municipal João Batista Salgueiro. Na oportunidade o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, falou sobre a importância da discussão de políticas públicas de educação. “A educação é um dos três pilares da nossa administração, por isso reconhecemos a importância do debate. Tenho a certeza que o encontro vai resultar em uma pauta repleta de reivindicações e metas visando a melhoria da educação”, falou o prefeito.

A Secretária de Educação, Loireci Dalmolim, falou da importância do encontro, e ressaltou que a discussão de políticas públicas de educação no município é feita constantemente, e sempre com a participação de outros segmentos. “O debate de políticas de educação em Piraquara é permanente, e deve continuar para sempre, pois consideramos a rede de educação uma atividade social, portanto ela não pode ser discutida individualmente e sim de forma coletiva”, destacou.

Após a cerimônia de abertura, teve a palestra com o tema, “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação”. Na sexta feira, durante todo o dia os participantes foram divididos em grupos e discutiram sete eixos temáticos, definidos como objetivos específicos para a II Conferência Nacional de Educação que acontecerá em 2014. No encerramento foram aprovadas e apresentadas as emendas e propostas que serão levadas para a Conferência Intermunicipal, depois para a Conferência Estadual.

A Conferência Livre de Piraquara foi organizada por uma comissão composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Associação dos Professores Municipais de Piraquara, CACS Fundeb, CMDCA, educação especial, professores, funcionários, pais, estudantes e sociedade civil.