Conferência Intermunicipal encaminha propostas para a melhoria da Educação

Publicado em 26/06/2013 às 00:00

Preocupados com uma educação cada dia melhor. Este era o sentimento de cada um dos professores, educadores, pedagogos e demais participantes da Conferência Intermunicipal de Educação realizada no município de Pinhais nos dias 20 e 21 de junho. O encontro foi promovido em parceria entre as quatro cidades vizinhas: Pinhais, Piraquara, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.

A Conferência realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação - Cenforp é o resultado do maior processo de mobilização que os quatro municípios já vivenciaram para discutir a educação. “É um momento de grande reflexão para toda sociedade, principalmente dos educadores que ao debater, criam possibilidades reais do fortalecimento da articulação de todos os níveis e modalidades educacionais”, relatou a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini.

Novas propostas

A Conferência teve sua origem, em diversas etapas preparatórias que envolveram unidades de ensino, gestores, trabalhadores em educação, estudantes, pais e entidades empresariais, nos diferentes segmentos e setores públicos e privados. As propostas votadas e aprovadas nesta conferência irão compor um documento final que será encaminhado ao executivo e osteriormente ao legislativo para que se transforme em lei.

Plano Nacional de Educação

Os debates tiveram como tema central o Plano Nacional da Educação - PNE em relação à participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. Vale lembrar que em 2010, as Conferências ajudaram a aprovar o PNE e agora a intenção de todos os envolvidos com a educação é de estruturar o Sistema Nacional de Educação. O deputado federal Angelo Vanhoni que também é relator do PNE fez uma ampla explanação sobre o atual momento que vive o país no que diz respeito às políticas públicas voltadas ao setor educacional. “O Brasil evolui muito nos últimos anos, mas ainda estamos muito atrás de países desenvolvidos no âmbito educacional, como a Coreia do Sul, a Finlândia, Canadá e muitos outros. É por isso que precisamos dar sequencia ao Plano Nacional e garantir uma educação melhorar às futuras gerações”, salientou.

Durante o evento, o prefeito Luizão Goulart destacou as principais ações que vem fazendo de Pinhais uma referência no que diz respeito à Educação. “Nestes últimos anos foram investidos aproximadamente R$14 milhões em obras voltadas a educação. Construímos escolas, Centros de Educação Infantil, Centro de Formação dos Professores, espaço direcionado a Educação Especial, Centro de Distribuição de Alimentos, enfim, obras que ajudam a ampliar e qualificar o atendimento em Pinhais”, disse. Luizão também destacou o esforço que tem sido feito para valorizar os profissionais da educação. “Evoluímos na amplia da hora/atividade para os educadores da rede municipal. Até o ano que vem, com as novas medidas, entre elas, novas contratações, conseguiremos garantir os 33% de hora/atividades a todos os educadores”, concluiu.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Professor Marquinhos, também participou e compôs a mesa de abertura da conferência. Na oportunidade ele falou dos desafios da educação piraquarense, e a importância da discussão intermunicipal. "É um momento preparatório e de discussão de temas comuns entre os municípios. Piraquara se preparou com encontros municipais e agora quer contribuir junto com as demais cidades, elaborando propostas para o grande debate democrático que será a Conae 2014, que vai apontar soluções para nós prefeitos cumprirmos a metas pré-estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, que em alguns anos será implanto no país", destacou.