Comitê Gestor de Microbacias se reúne em Piraquara

Publicado em 01/08/2013 às 00:00

O Comitê Municipal do Programa de Gestão de Solo e Água em microbacias hidrográficas realizou uma reunião nesta quarta (31) com o objetivo de validar o diagnóstico e plano de ação para a Microbacia da APA do Rio Piraquara. Daniel Geraldo de Carvalho, secretário Executivo do Comitê e técnico Agropecuário da Emater, destaca a importância deste trabalho, que está conseguindo envolver a população local nesse processo participativo previsto no Programa Estadual de Microbacias.

Dentro do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacia Hidrográfica, do Estado, o trabalho tem como objetivo apresentar o diagnóstico e o plano de ação da Microbacia APA do Rio Piraquara. Carvalho informa que “no planejamento foi previsto recursos do Programa que deverão ser trabalhado até 2015, e os demais recursos previstos neste Plano, que contempla todas as necessidades da Microbacia será trabalhado em um prazo de 12 anos”.

Participaram da reunião, além do representante da Emater, produtores rurais do município, representantes da Coopasol (cooperativa local) e representantes da Prefeitura de Piraquara: da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, João Fulgêncio (controlador), Mário Bastos (diretor), e o secretário Ademir Marion Jess; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Gilberto e Estevão Artigas (Agricultura), Simone Brescansin Mattar (diretora de Turismo); e da Aldeia Indígena Araça-í, Silvio de Quadros e o cacique Laércio da Silva.

Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacia Hidrográfica

O Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-PR) e demais parceiros, está implementando o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacia Hidrográfica, que tem como objetivo recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de Microbacias Hidrográficas. A previsão é atuar em 400 microbacias até 2015, em todos os municípios do Paraná.

Dentro do programa, existe a ação de ‘Harmonização da Produção Agropecuária e da Conservação de Recursos Naturais’, voltado para uma ação direta junto ao público das microbacias, promovendo o planejamento participativo da paisagem e a elaboração de planos de conservação e uso do solo, água e biodiversidade, tendo como estratégias técnicas a produção e proteção de água, bem como aumento da biodiversidade. O trabalho estrutura-se basicamente na realização de consulta pública junto à população da Microbacia, visando verificar o interesse em participar do programa, realização de diagnóstico do uso e ocupação do solo e informações socioeconômicas das famílias, elaboração de plano de ação conversado com o público das microbacias e implementação das práticas propostas e conversadas.

Veja aqui as fotos da reunião.