CAPS TM e CAPS AD retomam ações externas em grupo

Publicado em 14/04/2022 às 00:00

Após quase dois anos com as atividades em grupo suspensas, nesta semana o CAPS TM e o CAPS AD retomaram suas ações externas de reabilitação. As ações tiveram liberação gradativa devido aos cuidados de biossegurança para a prevenção do Covid-19.

SESSÃO DE CINEMA E PASTELADA CAPS TM

No último dia 11, a população acolhida participou de uma sessão de cinema em parceria com o Cinema Sharkcine, em Piraquara, que disponibilizou a entrada gratuita, pipoca e refrigerante para todos. As ações de reabilitação visam possibilitar que os pacientes inseridos no CAPS retomem sua autonomia e possam usufruir dos espaços da comunidade.

Outra ação importante para a reabilitação dos usuários do CAPS, que voltou a ser realizada foi a Pastelada. O evento é uma ação de reabilitação psicossocial, que visa desenvolver habilidades para possibilitar a reinserção do cidadão no trabalho e comunidade.

Nesta edição, os participantes realizaram a venda antecipada dos pastéis, para facilitar no processo de produção e entrega, feita com data agendada.

Todo o valor arrecadado na ação é destinado para cobrir gastos extras com a população acolhida, incluindo outras ações, passeios e brindes em épocas festivas. A Pastelada do CAPS acontece periodicamente ao longo do ano.

CAPACITAÇÃO CAPS AD

Na última terça-feira, dia 12 de abril, o CAPS AD promoveu uma capacitação sobre Economia Solidária. O evento foi aberto para a participação dos serviços de CAPS de Piraquara, NASF e para a população acolhida pelas funções.

A Economia Solidária, tema dos encontros, são um conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão, sendo assim podemos citar como exemplos de empreendimentos econômicos solidários: cooperativas, associações, grupos de produção e clubes de trocas que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, comércio justo e consumo solidário.

A capacitação foi conduzida pelo Professor Luis Felipe Ferro, terapeuta ocupacional, Caique Franzoloso e Mauricio Iwai, psicólogos, Allana Chaves, estagiária de terapia ocupacional, entre outros membros da Libersol – Rede de Saúde Mental e Economia Solidária.

A ação realizada pela Prefeitura de Piraquara, tem como objetivo destacar a superação de pessoas com doenças mentais, dando a oportunidade de capacitação para a geração de trabalho e renda, destacando a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas e a necessidade de apoio e atenção social e familiar.