Atlas do Desenvolvimento Humano Municipal registra avanço no IDH de Piraquara

Publicado em 26/11/2014 às 00:00

No Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras divulgado nesta terça feira (25), Piraquara apresentou avanço no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O município obteve a classificação de desenvolvimento humano alto (0,700).

Evolução

O IDHM passou de 0,581 em 2000 para 0,700 em 2010 - uma taxa de crescimento de 20,48%. O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 71,60% entre 2000 e 2010. Nesse período, a dimensão cujo índice mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,200), seguida por Renda e por Longevidade.

A Região Metropolitana de Curitiba foi apontada com o terceiro melhor IDHM do Brasil. O estudo foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

Atlas

O Atlas produzido com base no Censo Demográfico do IBGE de 2010 e apresenta mais de 200 indicadores de desenvolvimento humano, como renda, longevidade, educação, demografia, trabalho, habitação e vulnerabilidade em 5.565 municípios brasileiros.

Confira os números e o avanço no IDHM de Piraquara:http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/piraquara_pr