Academias ao ar livre agora são realidade em Piraquara

Publicado em 08/08/2013 às 00:00

A População de Piraquara agora conta com uma opção gratuita de se exercitar e praticar atividades físicas. As academias ao ar livre já são uma realidade no município, e estão sendo utilizadas pela população. A primeira foi instalada no mês passado, no calçadão da Avenida Getúlio Vargas, no Centro, e a segunda nesta semana no bairro Guarituba. Outras cinco ainda serão implantas em outras regiões.

As academias ao ar livre possuem 10 equipamentos que tem como prioridade atender as pessoas da melhor idade. O kit é composto com multi exercitador conjugado, simulador de cavalgada triplo, pressão de pernas, simulador de caminhada, esqui triplo, rotação vertical, rotação diagonal, alongador, surf duplo e remada sentada. Elas estão sendo instaladas pela Secretaria de Infraestrutura.

Para Edite de Miranda Pires, moradora do bairro Vila Rosa, a academia ao ar livre alterou sua rotina diária. Ele freqüenta a academia do Centro, todas as manhãs. “Para mim é muito bom, pois tenho dores nas pernas, e a única forma de aliviar é o exercício. No meu caso a academia mudou a minha rotina com a prática de uma atividade física diariamente”, destacou.

De acordo com a professora de Educação Física da Secretária de Cultura e Esporte, Daiana Brudeck, a prática de exercícios nas academias ao ar livre trás diversos benefícios a saúde, como na flexibilidade, agilidade e melhora cardiorrespiratória. Ela ressalta que é preciso alguns cuidados básicos para a utilização. “O ideal é que qualquer pessoa que tenha o interesse de iniciar uma atividade física, que faça uma avaliação médica primeiramente. Para a utilização é importante que o praticante faça um alongamento básico inicialmente, e que execute os exercícios sempre com velocidade moderada e calma”, orienta.

Academias ao ar livre

As sete primeiras academias de Piraquara foram viabilizadas por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Federal André Vargas, e a intenção da Prefeitura é ampliar o número de academias. “As academias ao ar livre eram um desejo antigo dos piraquarenses, e que já existiam há muito tempo em outros municípios menos em Piraquara. Também já estamos nos programando para adquirirmos equipamentos com recursos próprios e ampliarmos o acesso das pessoas a esse benefício”, destaca o Prefeito Marquinhos.

Academia Guarituba

Confira os locais onde serão instaladas as outras academias