Notícia

12ª Festa Trentina celebra tradição dos italianos em Piraquara

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Neste domingo (19), centenas de pessoas celebraram em Piraquara a tradição dos imigrantes italianos que colonizaram boa parte da cidade. A 12ª Festa Trentina, que aconteceu no Parque Trentino, localizado na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, homenageou essas pessoas que chegaram em 1878 na região. A comemoração teve início com uma missa na Igreja Nossa Senhora da Assunção, que foi construída pelos imigrantes. Com a Igreja cheia, os descendentes italianos celebraram a sua fé. A imagem de Nossa Senhora da Assunção que esta na Igreja foi trazida com os imigrantes. Em 2009 ela foi levada para a Itália para ser restaurada, voltado à Igreja em 2011. Na saída da missa, os visitantes tiveram a oportunidade de rever a tradição da desmontegada. Em Trento, o gado passava o verão na montanha, e para voltar à cidade, era enfeitado e guiado pelos pastores, e eram recebidos com festa, exatamente como foi reproduzido na Colônia.

No almoço, o cardápio típico trentino: fatias de queijo frescal e linguiça assada na pedra, polenta, repolho azedo. E a mistura com o prato brasileiro: risoto de frango caipira, frango frito ao molho e saladas verdes. De sobremesa, sagu de vinho com creme de baunilha. Para receber com fartura todos os visitantes, foram preparados 150 kg de queijo frescal e 150 kg de linguiça, foram utilizados 40 kg de farinha para a polenta e 250 kg de frango feito ao molho. Toda a comida foi produzida pela Associação Trentina de Piraquara, Trento Transforma, que prepara tudo conforme a tradição italiana, especialmente o queijo, a linguiça e a polenta.

O grupo de folclore trentino de Rio do Sul, Santa Catarina, fez uma apresentação da dança típica, mostrando como os imigrantes italianos comemoravam em suas festas. Os visitantes puderam adquirir os produtos típicos como queijos, vinho, grappa e geleias, também produzidos pela Associação Trento Transforma. Outra atração foi uma exposição com fotos antigas, mostrando eventos na colônia como festas e casamentos, além de casas e famílias.

A Festa contou com a presença da população e autoridades locais, mas também de visitantes de municípios vizinhos e de mais longe, como Santa Catarina. Aproveitando o dia, alguns fizeram um passeio diferente e foram de bicicleta até o local. Um grupo de ciclistas de São José dos Pinhais também prestigiou o evento.

Curiosidade

Em 2009 Piraquara teve projeção internacional ao firmar o tratado de Gemellaggio ou Acordo de Cooperação Técnica de Fraternidade, com os Municípios do Valle del Primiero (Trento - Itália). O tratado de cidades-irmãs tem como base o princípio de cooperação mútua entre as cidades, contando essencialmente com o apoio e intervenção das associações "Trentini Nel Mondo", de Trento, Itália e o Circolo Trentino di Curitiba. Os municípios do Valle del Primiero que fazem parte do gemellaggio são Fiera di Primiero, Canal San Bovo, Imer, Mezzano, Siror, Tonadico, Transacqua e Sagron.

Confira as fotos