"Exposição Natividade: Uma visita ao presépio da Colônia São Roque" segue até o dia 23 de dezembro

Publicado em 22/12/2021 às 00:00

A Casa da Memória Manoel Alves Pereira segue com a exposição “Exposição Natividade: Uma visita ao presépio da Colônia São Roque”, que revisita os momentos de fé e devoção vividos pela comunidade da Capela São Roque, em Piraquara. Buscando a reflexão sobre a importância da fraternidade, da comunhão e do amor ao próximo, nesse tempo em que a vida dentro dos lares ganhou maior significado devido a pandemia.

A curadoria faz referência à outra celebração, a Kwanzaa, de origem afroamericana, com o intuito de apresentar outros modos de comemoração das festas da Natividade, aproximando o culto cristão ao modo de celebração da vida dentro da cosmologia africana.

“A equipe da Casa da Memória convida a todos os moradores da cidade e região para conhecerem a Exposição Natividade e as demais exposições disponíveis. Desde o dia 17 estamos recebendo visitantes e apresentando a linda história do Presépio São Roque e a beleza arquitetônica do prédio histórico que guarda com respeito à memória da cidade de Piraquara”, destaca Regina Aparecida Almeida, Diretora de Política Cultural e Coordenadora da Casa da Memória.

PRESÉPIO:

Presépio São Roque

Grupo escultórico – Artista desconhecido

Policromia original, sem retoques

Capela São Roque. Piraquara/PR

Conjunto escultórico adquirido pela Capela São Roque no final da década de 60. Exposto a mais de meio século no interior da Capela São Roque, situada na extinta Colônia do São Roque, no Jardim Esmeralda, Piraquara/Pr. Por mais de quatro décadas o presépio foi montado pelas mãos do Frei Rui Guido Depiné, que mobilizava a comunidade cristã para os festejos de Natal. Neste ano, as Irmãs da Ordem Franciscana de São José gentilmente cedem a honra dessa exposição para a Casa da Memória, possibilitando o acesso para todos.

EXPOSIÇÕES NA CASA DA MEMÓRIA:

Exposição 1:

“Revivendo: Casamentos em Tempos” – mostra fotográfica que remonta uma antiga exposição já apresentada anteriormente no município. Apresenta personalidades piraquarenses em um momento muito especial, a “cerimônia de casamento” e breves relatos.

Exposição 2:

“Mananciais da Serra: Registros da História” – mostra fotográfica organizada pelo Pesquisador José Luiz Carraro. Em infindáveis caminhadas pela floresta conservada na vertente oeste da Serra do Marumbi, as fotografias registram e desvendam as estruturas que compõe o Primeiro Sistema de Abastecimento de Água do Paraná.

Exposição 3:

“Galeria de Prefeitos” – a mostra reúne fotografias de prefeitos e alguns objetos representativos que fizeram parte do cenário administrativo da cidade.

Exposição 4:

“Cantinho da Vovó” – a mostra procura dar um lugar especial para a relação afetiva dos moradores da cidade com a sua própria história. Neste cantinho há lugar para as lembranças que guardamos do dia- a -dia nos lares mais remotos da nossa imaginação. O altar, a máquina de costura, a sala acolhedora, os retratos na parede, as louças, o rádio, são relíquias de um passado não muito distante.

Local: Casa da Memória

Av. Getúlio Vargas, nº 67, Centro