Programa Adote uma Nascente

Apresentação Inicial

A relevância do ponto de vista dos recursos hídricos, aliada à proximidade de Piraquara com uma das maiores metrópoles do país, resultou, desde o século passado, no desencadeamento de uma enorme responsabilidade ambiental ao município: a de prover águas em quantidade e qualidade para o desenvolvimento urbano-industrial de sua metrópole imediata. O município de Piraquara é conhecido principalmente por sua área de manancial, aproximadamente 93% de seu território, e é responsável pelo abastecimento de água de 50% da população de Curitiba e região metropolitana. Possui aproximadamente 1162 nascentes catalogadas, sendo que 87 delas estão localizadas na área urbana, além de abrigar 03 reservatórios que contribuem para o abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana. 

Particularmente, as nascentes são de extrema importância para o abastecimento e preservação dos rios e responsáveis em auxiliar no abastecimento público, sendo que o Código Florestal prevê em matéria específica Área de Preservação Permanente. O desmatamento e o uso inadequado do solo que cresceram muito nos últimos anos, tem contribuído para a diminuição e degradação da água, quando um rio é poluído e/ou degradado são carregados pelas nascentes, ou seja, são as nascentes que garantem a perpetuação do corpo hídrico, por isso é importante protegê-las, preservá-las e recuperá-las. 

Desde 2018 com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico a proteção dos recursos hídricos ganhou destaque. O PMSB pautou a Despoluição Hídrica e o Monitoramento da qualidade dos rios como programas com o objetivo de realizar ações que colaborem para a manutenção e conservação da qualidade da água. Assim, diante da crise hídrica que assola não só o estado do Paraná é fundamental Piraquara desempenhar seu protagonismo sobre a segurança hídrica da região.

Diante do exposto, o Programa de Proteção às nascentes - Adote uma nascente - vem fortalecer estes instrumentos de conservação dos recursos hídricos refletindo sempre na segurança hídrica do manancial.

O programa tem por objetivo de promover a proteção voluntária das nascentes e/ou olhos d’água da região incentivando a conservação e recuperação de nascentes sejam elas em áreas públicas ou privadas com vistas a fortalecer a segurança hídrica do manancial de abastecimento, estimular a participação da comunidade em geral (órgão e entidades, públicas ou privadas, pessoas físicas ou jurídicas), que estejam dispostas a colaborar com a recuperação, manutenção, proteção e preservação desses corpos hídrico e criar cadastro de colaboradores para realizar as ações de proteção e recuperação de nascentes.

1. Programa
2. Legislação
3. Cadastro de Nascentes
4. Cadastro Colaboradores
5. Termo de Compromisso
Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: