Educação Ambiental

Conceitos

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."

Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

 

"Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política."

MOUSINHO, P. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante. 2003.

       

As discussões a respeito da Educação Ambiental tiveram inicio na década de 1970, em especial com a Conferência Intergovernamental de Tbilisi, na Geórgia. Na legislação nacional, começou a ter espaço com a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), instituída por meio da Lei nº 6.938/1981, que objetiva a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, condições ao desenvolvimento sócio econômico e à proteção da dignidade da vida humana. Ganhou força na década de 1990, com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. Se fortalecendo com a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, Lei 9.795/99), definindo que a Educação Ambiental deve estar presente de forma permanente nos processos educativos, formal e não formal, no país. 

       

A educação ambiental tornou-se uma das principais ferramentas no combate a práticas maléficas ao meio ambiente e a sociedade. Dentre as atividades de Educação Ambiental realizadas pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estão:

  • Visita orientada no Parque das Águas: consiste em um “passeio educativo” pelo Parque, no qual ao longo do trajeto são abordados temas como o histórico da área, usos sustentáveis dos espaços públicos, mudança da paisagem, urbanização, fauna e flora, biodiversidade, mudança de hábitos, aspectos físicos da área (hidrografia, relevo, etc) respeito para com a natureza e para com o ser humano, dentre outros temas.
                  
  • Visita orientada no Horto Municipal: em que são tratos de temas sobre o histórico de uso da área, problemática do lançamento de resíduos sólidos a céu aberto, uso adequado do solo, processos erosivos, importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos para o abastecimento público, ciclo hidrológico, manutenção da mata ciliar e da arborização, Na área do centro de triagem: abandono, maus tratos, guarda responsável e bem estar animal. Ao final os visitantes realizam plantio de uma espécie nativa ou produzem sua própria muda.
                                              
  • Palestras sobre temáticas ambientais: tais como: Características de Mananciais do Município de Piraquara; Resíduos (tipos/acondicionamento/armazenamento/disposição para coleta/destinação); Poluição do solo; Poluição hídrica; Programa de recuperação de óleo de cozinha usado; Importância da arborização urbana, dentro outras de acordo com a necessidade.

Público alvo: Instituições de ensino, CRAS, CREAS, Unidades de Saúde (grupos hiperdia, gestantes, etc), Departamentos integrantes da administração pública municipal, Associações, Terceiro Setor, Instituições (Públicas e Privadas), Entidades Religiosas e demais grupos interessados.

                                           

  • Feiras de Educação Ambiental: conta com a participação de outras Secretárias e órgãos. São oferecidos diversos serviços como: recolhimento de óleo de cozinha usado, de pilhas e baterias e eletrônicos; Doação de mudas; Orientações diversas; Jogos lúdicos, dentre outras dependendo da temática.

 Público alvo: comunidade em geral.

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: