Loireci Dalmolim de Oliveira
Filha de imigrantes Italianos, nascida em Chopinzinho/PR, moradora do município de Piraquara há 37 anos.
Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE, Pós Graduada em Pedagogia Escolar, Supervisão, Orientação e Administração pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER.
Professora da rede pública municipal de Piraquara há 30 anos, tendo atuado ao longo da carreira como coordenadora, diretora escolar, integrante da equipe técnica pedagógica e Secretária Municipal por 8 anos (2009-2016).
Por conhecer, debater e defender uma educação de qualidade para todos, este trabalho lhe atribuiu reconhecimento, destaque e credibilidade junto aos profissionais da educação, sendo reconduzida à pasta em 2021.
Contato
(41) 3590-3816 / loireci.oliveira@piraquara.pr.gov.br
Quais as tarefas que a Secretária de Educação realiza?
Entre tantas outras atribuições que possui, a Secretária é responsável por:
- Assessorar o Prefeito na formulação das políticas públicas, elaborando e executando o Plano Municipal de Educação em consonância com os Sistemas Estadual e Federal de Educação;
- Supervisionar e controlar a ação da Administração Municipal relativa à educação do Município;
- Promover a execução de convênios educacionais, firmados pelo município, exercendo sua coordenação ampla, designando seus membros e fiscalizando sua execução;
- Desenvolver programas pedagógicos, objetivando o aperfeiçoamento do professorado municipal, dentro das diversas especialidades, buscando aprimorar a qualidade do ensino;
- Promover a educação básica à população do Município, através do ensino fundamental e do combate ao analfabetismo, provendo de condições necessárias à sua efetivação com a assistência social, sanitária, psicológica, de material e alimentação escolar, bem como de programas de apoio ao educando;
- Coordenar e supervisionar as atividades relativas à educação infantil mantida pelo Município;
- Promover o controle para que as unidades de educação infantil desenvolvam seus trabalhos com os recursos humanos, materiais e financeiros indispensáveis à consecução de seus objetivos;
- Orientar a equipe diretiva das unidades escolares em termos de aspectos legais e regulamentares de suas funções;
- Promover ações no sentido de elevar o nível de produtividade do ensino, visando à melhoria qualitativa e quantitativa dos processos educacionais;
- Dinamizar e ampliar os serviços de assistência escolar (transporte, merenda, material escolar, mobiliário, entre outros) a fim de garantir o acesso, a permanência e o ensino de qualidade;
- Exercer autoridade formal sobre os estabelecimentos escolares da rede municipal de ensino, participando e supervisionando suas atividades e avaliando seu desempenho;
- Executar outras atividades correlatas, em articulação com a Secretaria Geral de Governo.