Cadastro Online de Protetores de Animais

Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lança cadastro on-line de protetores de animais do município.

O cadastro on-line de ONGs e protetores independentes de animais de Piraquara foi idealizado pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e está diretamente relacionado ao programa de esterilização de cães e gatos que a Prefeitura mantém desde 2015. O DPBEA também ficará encarregado do monitoramento das inscrições.

Para se cadastrar, é necessário responder ao formulário disponível por meio do link: https://forms.gle/PNdBUE1AYUAptyVRA. Além dos dados pessoais, devem ser respondidas questões referentes a segmento e região de atuação; quantidade de animais que estão sob a responsabilidade do protetor; transporte; captação de recursos financeiros em auxílio e defesa dos animais; acompanhamento de pós-operatório; além de estimativa do número de animais que deseja castrar durante a vigência do programa. As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 30 de junho deste ano. Convém salientar, ainda, que os protetores deverão atualizar seus cadastros anualmente.

Esta é uma medida para controle do próprio departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, de modo que o programa de esterilização de cães e gatos contemple o maior número possível de animais que necessitem do procedimento cirúrgico. Além dos que estão sob responsabilidade de protetoras independentes, o programa de castração também abrange animais sob a tutela de famílias comprovadamente baixa renda e cadastradas previamente junto à Secretaria de Meio Ambiente de Piraquara; e animais resgatados em vias públicas que se encontram em tratamento no Centro de Atenção a Cães (CAC).

A esterilização é uma medida efetiva no que se refere ao manejo populacional de cães e gatos em centros urbanos. Portanto, é necessário que protetores independentes ou que atuem em ONGs efetuem seus cadastros de modo a contribuir com a causa.