Prioridade no Atendimento

O setor de Proteção e Bem-Estar Animal possui diversas demandas e atribuições. Mas a principal delas é o resgate de animais enfermos e feridos localizados em vias públicas, solicitados via protocolos e ouvidorias pelo sistema 1Doc e que, assim que registrados, compõem o roteiro do trabalho de campo do DPBEA, que atua de segunda à sexta-feira, entre 08h e 17h.

 

Considerando o fato de que nem toda a equipe do setor pode ser deslocada para as ruas, de forma a atuar nas atividades de resgate – pois parte dela precisa se manter a postos no Centro de Atenção a Cães de Rua a fim de receber os animais contundidos e se responsabilizar pelo tratamento dos mesmos – a formação que atua em campo acaba sendo reduzida a uma veterinária e um oficial de controle animal.

           

Deste modo, foi criado um esquemático de atendimento para cães em situação de rua ou comunitários, conforme o diagrama acima. Visando manter um fluxo de atendimentos que estabeleça prioridades, o DPBEA utiliza a classificação por cores que sinalizam o potencial de risco das situações - do mais grave ao moderado, até aqueles que não apresentam risco de agravamento da saúde do animal.

 

Por meio do protocolo de cores, é possível priorizar os casos mais urgentes, delicados e que necessitam de atendimento imediato.


  • Vermelho: Indica atendimentos de emergência, tais como atropelamentos (que resultarem em fraturas expostas, paraplegia, amputações, evisceração, dilaceração, fraturas fechadas graves); e doenças zoonóticas (como hidrofobia, popularmente conhecida como raiva).
  • Laranja: Casos muito urgentes, tais como envenenamento, míiase (bicheira), tumor ulcerado com bicheira e vítimas de ataques por ouriço.
  • Amarelo: Casos de gravidade moderada, tais quais tumor ulcerado sem bicheira, doenças espécie-específica (cinomose, parvovirose, etc.), erliquiose (doença do carrapato), contusões, luxações e fraturas fechadas com pouca gravidade.
  • Verde: Indicam situações de menor urgência, como TVT e tumor (neoplasias) e sarna severa.
  • Azul: Situações não urgentes, por exemplo doenças de pele em geral com menor grau de severidade.